Junta de Freguesia de Pó quer apoio para obras

A agricultura é a principal atividade económica da freguesia de Pó, limitada pela freguesia da Roliça, do concelho do Bombarral, e pelos concelhos de Óbidos e Lourinhã. Esta freguesia foi criada há 38 anos e tem, atualmente, cerca de 950 habitantes e 700 eleitores.

A agricultura é a principal atividade económica da freguesia de Pó, limitada pela freguesia da Roliça, do concelho do Bombarral, e pelos concelhos de Óbidos e Lourinhã. Esta freguesia foi criada há 38 anos e tem, atualmente, cerca de 950 habitantes e 700 eleitores.

Nas últimas eleições autárquicas concorreram quatro listas – PSD, PS, CDU e CDS – saindo vencedora a lista do PSD.
Tendo Portugal uma grande representação do setor vitícola do mundo, a freguesia de Pó afigura-se uma grande alavanca no que concerne a este resultado. A produção de enxertos prontos (videiras) representa 60% a 70% da produção nacional, incluindo uma grande diversidade de castas, quer nacionais, quer estrangeiras.
A mão de obra é fundamental para esta atividade. O executivo da junta de freguesia, composto por Álvaro Benjamin (presidente), Susana Marques (secretária) e Marcelo Ferreira (tesoureiro), tenta que os trabalhadores que chegam à freguesia “tenham o mínimo de condições nas suas residências, o que por vezes se revela uma missão difícil”. “Uma coisa é certa, não se verifica exploração de mão de obra”, garante o presidente da junta.
Segundo Álvaro Benjamin, “um dos problemas que mais afeta a nossa população é o mau cheiro causado pela fábrica que existe na empresa Pentacoelho”, onde “há dias em que o cheiro se torna insuportável”. “Espero, como presidente da junta de freguesia, poder contar com as entidades do governo (que estão alertadas para solucionar esta tão desagradável situação)”, manifesta.
O executivo desta junta tem algumas obras que gostaria de realizar durante este mandato, como a obra do Cruzeiro, a estrada do Figueiredo, a rotunda junto aos lavadouros e o alcatroamento de grande parte das ruas da freguesia. “Para a concretização destas obras, necessitamos do apoio da Câmara Municipal do Bombarral, pois o nosso orçamento ronda os 83 mil euros”, refere o autarca.
Na sede da junta existe o Espaço Cidadão e o posto de correios, também é dado apoio na aquisição de receituário médico. Encontra-se aberta todos os dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h00.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.