União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo aceita competências em prol da população

O segundo mandato do atual executivo da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo será pautado “pela continuação de tudo o que fizemos no primeiro”, afirma o executivo presidido por Sérgio Duarte e do qual fazem parte Nuno Figueiredo, Maria da Conceição, Luísa Silva e José Alexandrino.

O segundo mandato do atual executivo da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo será pautado “pela continuação de tudo o que fizemos no primeiro”, afirma o executivo presidido por Sérgio Duarte e do qual fazem parte Nuno Figueiredo, Maria da Conceição, Luísa Silva e José Alexandrino.

“Estamos a construir o nosso armazém/estaleiro para que possamos organizar os serviços operativos da freguesia. Estávamos a necessitar de um espaço onde pudéssemos guardar e estacionar todas as viaturas, equipamentos e máquinas que ao longo dos últimos anos fomos adquirindo. Tem sido um investimento de grande valor, sendo essencial a sua preservação ao desgaste provocado pela exposição ao tempo”, refere Sérgio Duarte.

O autarca revela que estão a ser dados os primeiros passos num projeto que tem como fim a criação de uma biblioteca solidária na delegação de Vale Covo, que terá como primeiro objetivo o incentivo à leitura e ao mesmo tempo a possibilidade de serem obtidos ganhos para algumas coletividades da área da união de freguesias.

A União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo pretende implementar no terreno um projeto para um percurso pedestre denominado “Rota da Água”, no sentido de dotar o seu território de “um produto turístico estruturado, em que se consiga conciliar a preservação dos valores naturais existentes (fontes, poços e nascentes) com a requalificação de construções de valor patrimonial, cultural e até sentimental, com a possibilidade de os enquadrar numa atividade turística a eles ajustados”.

“Para tal, é necessário iniciar um processo de avaliação/seleção dos elementos mais relevantes a constarem no processo de sinalização e homologação do percurso pedestre a criar”, refere o autarca.

O presidente da autarquia sublinha que “depois de mais de dois anos de pandemia, estamos agora a sofrer nova crise devido às consequências da guerra na Ucrânia. O aumento do custo de vida e a possibilidade de vir a sentir-se falta de alimentos essenciais, poderão vir a “obrigar-nos” a ter um papel de ajuda a quem mais precisa”. “Estamos fortemente empenhados para colaborar com organizações, entidades e associações que fazem do apoio às famílias o seu “modus operandi” e tomaremos as medidas conducentes a minorar as dificuldades que possam surgir. Se necessário definiremos estratégia para atenuar os efeitos subsequentes a esta situação, e ajudar a minimizar o efeito negativo que a guerra poderá causar às pessoas”, indica.

A autarquia vai continuar o apoio aos cidadãos, disponibilizando os serviços do espaço do cidadão, apoio Reforma na Hora, apoio na marcação de consultas e apoio no preenchimento do IRS.

Com a oferta do Município de uma carrinha de nove lugares, pensa-se, em coordenação com as outras freguesias, prestar apoio aos fregueses com mais dificuldades na sua deslocação.

“Queremos valorizar e fazer melhor”

“Este primeiro semestre tem sido centrado na construção do armazém/estaleiro, pois é uma obra que envolve bastante dinheiro e é um passo que decidimos dar para que a partir aqui tenhamos a possibilidade de organizar e gerir de uma forma mais sustentada todos os serviços operativos da freguesia. Não era sustentável continuar a ter dois espaços separados, um no Vale Covo e outro no Bombarral, e espaços que não são propriedade da freguesia”, vinca Sérgio Duarte.

Segundo o autarca, “o apoio às coletividades da nossa freguesia tem sido uma das nossas grandes apostas, pois queremos e tentamos sempre estar ao lado das coletividades e associações que por vezes estão no terreno a fazer o papel que o Estado e as autarquias deviam fazer. Não queremos defraudar nem deixar de dizer presente a quem dá o melhor de si em prol da sociedade”.

Encontra-se em fase de aprovação a aceitação de transferências de competências que o Município pretende entregar às freguesias. “Vai ser uma época de aprendizagem, mas ao mesmo tempo de desafio para, por estarmos mais perto das populações, darmos o melhor de nós às pessoas. Vamos aceitar algumas competências que queremos valorizar e fazer melhor. Aceitámos fazer a limpeza urbana numa parte da vila, aceitámos gerir alguns espaços públicos e fazer a manutenção de equipamentos urbanos”, descreve Sérgio Duarte.

“Estamos cientes de que é e será uma grande responsabilidade, mas foi para isso que nos candidatámos. Para tal prevê-se o reforço e consolidação da equipa operacional da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo para podermos responder aos novos desafios e satisfazer as necessidades das populações”, anuncia o autarca.

Há ainda ideias para algumas atividades com o envolvimento de pessoas e criação de uma dinâmica de aproximação de pessoas idosas, através de encontros, viagens de lazer e até de estudo.

“Com a situação da pandemia algumas atividades não foram para a frente, mas a ideia está cá e será para pôr em prática”, assegura.

Por outro lado, a implementação do Orçamento Participativo “vai ter de ser uma realidade”. Já foi aprovado o respetivo regulamento e Sérgio Duarte pensa que no próximo ano poderá arrancar.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.