Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

A iniciativa foi organizada por duas estagiárias da autarquia caldense, Raquel Grilo, que está na unidade de educação social, e Patrícia Branco, na unidade de desenvolvimento humano. Ambas tiraram os cursos de ação e educação social no Politécnico de Leiria. 

Segundo a vereadora, foi-lhes lançado um projeto em conjunto que envolvesse a vertente da social e da educação com o objetivo de se “habituarem a trabalhar de uma forma interdisciplinar”. “Trabalham em áreas diferentes, mas que se relacionam entre si e este tipo de evento em equipa abre-lhes o leque de amplitude e enriquece o seu currículo”, disse Conceição Henriques, destacando a importância de em contexto de trabalho se conseguirem criar sinergias.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Patrícia Branco referiu que promover a palesta contribuiu para o seu “crescimento em termos de trabalho em equipa”, sublinhando que “a área social depende uns dos outros”.

Raquel Grilo disse que o tema teve como intuito alertar para a evolução contemporânea da família: estruturas, funções e necessidades, e ainda informar sobre os apoios existentes.

Engrácia Leandro foi professora catedrática e investigadora do Centro de Investigação de Ciências Sociais da Universidade do Minho e atualmente leciona na Universidade Sénior Rainha Dona Leonor. Começou por referir que historicamente “a família, sendo a instituição mais antiga do mundo, tem uma dupla capacidade, onde tem sabido resistir e adaptar-se a todas as transformações e mutações familiares e sociais, tendo ela própria participado, enquanto “sujeito-ator”, nessa mesma dinâmica social ao longo dos tempos”.

familia 2
– A sessão, moderada por Conceição Henriques, teve como oradoras Fátima Oliveira e Engrácia Leandro

Segundo a socióloga, a família tem “atravessado todas as épocas de profundas transformações políticas, económicas e sociais que, no caso das sociedades ocidentais, foram passando do predomínio das organizações estatais de poderes centralizados para sistemas mais democráticos, em que se valoriza, predominantemente, a liberdade, a racionalidade, a igualdade de oportunidades e o indivíduo”. 

A oradora falou das várias formas de família, do divórcio e das famílias homossexuais.

A investigadora sustentou que nos mais recentes inquéritos locais, europeus e até mundiais, é colocada a família, quase sempre, em primeiro lugar. “Não é a família que está em crise, é o modelo tradicionalista de casamento”, afirma a socióloga. “A família ainda hoje é a instituição que confere solidariedades mais confiantes”, salientou. 

A representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria falou do papel essencial da entidade e dos apoios às famílias.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.