Alunos ilustram mural junto ao Teatro Eduardo Brazão

Foi inaugurado no passado dia 27 o mural de arte urbana "A Alegria”, pintado pelos alunos do 12º ano do curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, numa das paredes do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

Foi inaugurado no passado dia 27 o mural de arte urbana “A Alegria”, pintado pelos alunos do 12º ano do curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, numa das paredes do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

O mural foi realizado no âmbito da candidatura do agrupamento ao Movimento 14-20 a Ler, que procura incentivar a leitura e a escrita entre os jovens dos 14 aos 20 anos, através de uma convergência de linguagens e espaços de expressão, tendo sido uma das seis escolas do país apoiadas com nove mil euros.
O valor atribuído permitiu desenvolver “diversos projetos”, como a realização de várias oficinas relacionadas com micro contos, ilustração e dança, divulgação de um vídeo mapping, a elaboração de dois murais de arte urbana e um roteiro, que “está inacabado mas que vamos tentar continuar numa nova fase com o apoio da comunidade local”, explicou a docente Célia Bento.
Relativamente ao mural, a docente sublinhou que “um dos poemas do autor bombarralense, João Miguel Fernandes Jorge, serviu de inspiração para a elaboração da ilustração na parede”.
O diretor do agrupamento, Emanuel Vilaça, sublinhou que “o mural é um projeto estruturante até em termos educativos, pois cria contextos de aprendizagens informais e estabelece uma ponte forte, entre aquilo que é a leitura e a criação de hábitos de leitura, com diversas formas de expressão artística”. Também permitiu criar uma “ligação entre a leitura, a escrita e as mais diversas linguagens, nomeadamente as ligadas às artes, e aos alunos desenvolver um conjunto muito significativo de competências, num contexto informal, descontraído e relaxado”.
Para o diretor do agrupamento, “este foi um projeto muito envolvente, que vamos alimentar e tentar manter vivo no próximo ano letivo”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.