VitiOeste lidera mercado de plantas para a vinha

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

Nesta localidade produz-se a maior parte de plantas para vinha comercializadas no país e a VitiOeste, líder de mercado, faz do seu produto uma referência nacional, dispondo, todos os anos, de mais de 80 castas diferentes combinadas com diferentes porta-enxertos.

A VitiOeste tem uma forte presença nas regiões vitivinícolas de Portugal, com uma carteira de clientes diversificada, onde se incluem alguns grandes produtores de vinho nacionais. Para além do mercado nacional, a empresa e os seus produtos são igualmente reconhecidos além-fronteiras.

Nos últimos anos a empresa tem vindo a consolidar a sua aposta na exportação, nomeadamente para países como Espanha e França e alguns países de África.

Em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia, tem apoiado a melhoria da variabilidade genética de castas portuguesas, procurando desenvolver uma maior qualidade e ao mesmo tempo conservar o espólio de castas existentes no país.

No âmbito da produção de enxertos prontos, a empresa desenvolveu um projeto de instalação de vinhas-mãe em ambiente confinado, que pretende oferecer maiores garantias de qualidade, permitindo um maior rigor no controlo sanitário. Este projeto passa também por reduzir a volatilidade nas tendências do mercado, dinamizando todo o setor vitivinícola e possibilitando um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura.

Ainda na perspetiva da qualidade, e com o intuito de combater a propagação da flavescência dourada, uma das mais preocupantes doenças da vinha, a VitiOeste tem instalada uma unidade de tratamento por imersão em água quente que permite tratar materiais de propagação vegetativa de videira.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.