“Mandrágora” no CCC

"Mandrágora” está de volta, com elenco renovado e num novo espaço.

“Mandrágora” está de volta, com elenco renovado e num novo espaço.

Depois do sucesso alcançado em julho de 2022, com auditórios repetidamente lotados, a peça de Niccolò Machiavelli encenada por Fernando Mora Ramos estará no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha nos dias 27 de janeiro às 21h30 e 28 e 29 de janeiro às 16h.

Praticamente caída no esquecimento, esta comédia entretanto reeditada pelo Teatro da Rainha, com tradução de Isabel Lopes, conta a história de um jovem perdido de amores pela mais bela rapariga de Florença, mulher casada e honesta. Mordacidade e picante garantidos, em cenas que retratam despudoradamente o desejo, a vontade, a paixão, a sexualidade e o adultério, mas também o modo como a felicidade generalizada enquanto fim pode obrigar à prática de metodologias questionáveis de um ponto de vista estritamente moral.

Mais conhecido pela doutrina política plasmada em obra como “O Príncipe”, Machiavelli foi desde sempre objecto de polémica e de infindáveis debates. No seu tempo, obteve sucesso estrondoso como autor de comédias. Entre elas, “Mandrágora” consta ter sido a primeira de três. Apareceu em Florença, no ano de 1518, com o título “Commedia di Callimaco e Lucrezia”.

Sobre “Mandrágora” disse-se tudo quanto de elogioso possa ser dito, louvando-se a vivacidade dos diálogos, o tom arrebatador, os momentos galhofeiros, a sagacidade de personagens que oscilam entre a ausência de escrúpulos, preocupações com a reputação e a procura do prazer.

Em palco, a um elenco composto pelos atores Fernando Mora Ramos, Fábio Costa, José Carlos Faria, Nuno Machado e Isabel Lopes, juntam-se agora Diogo Tomáz no papel de Siro, João Costa como Ligúrio e Beatriz Antunes no papel de Lucrécia.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.