Percurso narrado pelo Pó

Integrado no seu programa cultural para o ano de 2024 que inclui percursos narrados, tertúlias culturais, apresentação de livros sobre cultura e história do Bombarral e recriações históricas, a Câmara Municipal do Bombarral levou a efeito no passado dia 16 mais um percurso narrado, desta feita na aldeia do Pó.

Integrado no seu programa cultural para o ano de 2024 que inclui percursos narrados, tertúlias culturais, apresentação de livros sobre cultura e história do Bombarral e recriações históricas, a Câmara Municipal do Bombarral levou a efeito no passado dia 16 mais um percurso narrado, desta feita na aldeia do Pó.

Partindo da capela de Santa Catarina o percurso seguiu até à Penha da Gralha, passando pelo local onde se localizou uma ermida do século XV igualmente dedicada àquela santa de Alexandria.

A esta santa egípcia do século IV atribui a devoção popular a realização de um milagre nas serranias em cujas encostas se aninha a aldeia do Pó.

Por aqui terá andado igualmente Caio Júlio César, o mais célebre ditador do Império Romano, a quem o povo associa a origem do nome Cezaredas, pois aqui pastavam os cavalos das suas tropas enquanto exerceu funções em 69 a.c. como Questor da Hispânia Ulterior (cobrador de impostos). Conta a lenda que por estas serranias terá o romano escondido um tesouro de ouro.

Estas são duas das vinte e uma lendas até ao momento recolhidas no território do Bombarral no âmbito de um projeto municipal de levantamento, registo e divulgação do património cultural imaterial deste concelho.

A próxima atividade terá lugar no dia 13 de abril com a realização da Rota do Azulejo.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.