Cascas de caracóis iluminaram procissão no Carvalhal

A aldeia do Carvalhal, no Bombarral, mantém a tradição das Luminárias, que terão tido o seu início na última década do século XlX, pelo pároco da altura, que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis.      

A aldeia do Carvalhal, no Bombarral, mantém a tradição das Luminárias, que terão tido o seu início na última década do século XlX, pelo pároco da altura, que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis.      

A tradição foi retomada em 1969 pelo padre José Manuel Ferreira de Moura, que aliciou os Josés do Carvalhal que fizessem de novo a antiga Festa de São José (Dia do Pai).

É uma das tradições que marca a cultura e identidade da freguesia, envolvendo todos os seus moradores.

No passado dia 19, ao anoitecer, foi possível encontrar inúmeros pontos de luz oriundos das cascas de caracóis, meticulosamente enchidas com azeite e um pavio no seu interior, que decoraram as portas, paredes e os muros de cada casa da aldeia , dando-lhes uma beleza única e solene.

A festa culminou com a passagem da procissão em honra de S. José pelas ruas iluminadas e acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense até à Igreja do Santíssimo Sacramento.

A organização esteve a cargo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e contou com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.