Exposição com trabalhos do “pai do fotojornalismo”

“Marcos da Liberdade”, integrado no programa dos 50 anos do 25 de Abril, celebrando meio século de democracia, envolve iniciativas desde exposições, tertúlias temáticas e música de intervenção, numa organização da Câmara Municipal do Bombarral em parceria com a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

“Marcos da Liberdade”, integrado no programa dos 50 anos do 25 de Abril, celebrando meio século de democracia, envolve iniciativas desde exposições, tertúlias temáticas e música de intervenção, numa organização da Câmara Municipal do Bombarral em parceria com a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

Uma exposição fotográfica está patente desde 23 de março no Palácio Gorjão, com trabalhos de Joshua Benoliel (1873-1932), um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. Foi repórter parlamentar (1906-1924) e considerado por muitos “o pai do fotojornalismo português”.

Na sua obra estão presentes todos os acontecimentos de grande destaque da época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implantação da República e as diversas revoltas ao longo da I República à Grande Guerra de 1914-1918.

A exposição, da responsabilidade do Museu da Assembleia da República, pode ser visitada até 30 de abril, com entrada gratuita. De segundas e quintas-feiras, das 10h00 às 13h00, e terças-feiras das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Os interessados devem dirigir-se previamente ao Posto de Turismo.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.