emissão em direto

22 estagiários prestaram juramento de bandeira e um bombeiro passou ao quadro de honra

O juramento de bandeira de 22 estagiários e a passagem de Abílio Camacho ao quadro de honra, recebendo uma medalha e um louvor, constaram de uma sessão solene realizada no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha no Dia da Cidade.

O juramento de bandeira de 22 estagiários e a passagem de Abílio Camacho ao quadro de honra, recebendo uma medalha e um louvor, constaram de uma sessão solene realizada no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha no Dia da Cidade.

Concluíram com aproveitamento a escola de estagiários 2021/2022 e prestaram juramento de bandeira, passando a integrar o corpo combatente 22 estagiários: Henrique Coelho, Eduardo Cappellaro, Tiago Alves, Érica Inácio, Ana Rocha, Francisco Mónica, Eduardo Aleixo, Maria Branco, Rafael Grazina, Francisco Pereira, Filipa Ferreira, Daniela Lourenço, Liandra Mariano, Leonardo Jacinto, Constança Pimenta, Carla Rodrigues, Diana Silva, Daniela Carreira, Rafael Soares, Salvador Ferreira, Vanessa Gonçalves e Alexandra Silva.

“Obrigado por terem enveredado por este caminho, pelo vosso empenho e esforço. Nos bombeiros das Caldas não procuramos quantidade, mas sim qualidade, e a exigência que os vossos formadores tiveram convosco ao longo de mais de um ano reconheço que foram dias difíceis, só que é assim que se faz um bom corpo de bombeiros”, manifestou o comandante, Nelson Cruz, sublinhando que “para se ser bom bombeiro é preciso ser bom ser humano, que é aquele que se preocupa com os outros em troco de nada”.

Dirigindo-se aos novos bombeiros, disse-lhes que “vão ser cidadãos com mais responsabilidade, não podem deixar de estar quando é preciso e podem estar”, porque “a população caldense não tem mais ninguém que os socorra a não ser os bombeiros”.

O comandante declarou que os instrutores foram “inexcedíveis”, prestando um reconhecimento ao chefe Luís Ventura, que liderou a escola de estagiários e “tem sido fundamental naquilo que é a renovação do nosso corpo de bombeiros, liderando a Fanfarra 79, que tem sido um viveiro de bombeiros, e a escola de infantes e cadetes”.

Segundo fez notar, “pela primeira vez iniciámos com 22 e terminámos com 22, o que é sinónimo que os conseguiram motivar para chegar ao fim depois de tanto tempo”.

Nesta cerimónia foi também realizada a passagem ao quadro de honra do bombeiro de 3ª Abílio Camacho, que assim foi promovido à categoria de bombeiro de 2ª. Por proposta do comandante, Abílio Camacho foi agraciado com a medalha do quadro de honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Nelson Cruz concedeu-lhe um louvor pela “longa carreira de 33 anos de bombeiros”, reconhecendo nele “uma disponibilidade para servir o seu corpo de bombeiros e a sua associação, sacrificando muitas vezes a sua vida pessoal e familiar em prol do seu semelhante”.

“O Abílio Camacho pautou a sua carreira pela assiduidade e pontualidade, com lealdade e vontade de bem servir no cumprimento das mais variadas tarefas que lhe foram confiadas”, referiu.

“A passagem ao quadro de honra é um momento de orgulho. É nele que está a história da corporação. Abílio Camacho deixas cá a tua marca e a contribuição também para a nossa história”, transmitiu o comandante.

Luís Botelho, presidente da direção da associação humanitária dos bombeiros, agradeceu aos novos bombeiros “toda a dedicação” e aos formadores, corpo de bombeiros e comando “todo o empenho”, assegurando que “todos os caldenses podem contar connosco”.

Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, vincou que o momento solene vivido no quartel “deixa um orgulho muito grande para a cidade”, agradecendo aos bombeiros “por estarem sempre disponíveis para a nossa população”.

No final houve desfile até ao Largo da Rainha com os novos bombeiros e restante corpo ativo, engrossando a comitiva que prestou homenagem a D. Leonor junto à sua estátua.

Últimas Notícias

Evento em Salir de Matos promove freguesia

“Conhece Salir de Matos?!” é o nome da iniciativa que se vai realizar de 22 a 24 de julho nesta freguesia do concelho das Caldas da Rainha, com cultura, jogos tradicionais, gastronomia e costumes.

Jogo sobre reciclagem na praia da Foz do Arelho

O Recicla Mania, um jogo de tabuleiro em versão gigante, vai passar por cerca de vinte praias nas regiões de Lisboa, Algarve, Centro e Porto no mês de julho, chegando à Foz do Arelho no dia 18, entre as 9h e as 12h.

Crianças e jovens com atividades no verão

“Exploradores de Óbidos”, inserido no Programa Crescer Melhor, uma proposta do Serviço de Educação do Município de Óbidos para jovens do 2°ciclo, promoveu a valorização do património local, através de residências diárias nas diferentes freguesias do concelho, entre 17 e 30 de junho.

Associação de regantes vai ter sede

A construção do edifício sede para a associação de regantes, entidade gestora do aproveitamento hídrico de Óbidos, vai custar 363 mil euros, de acordo com o contrato assinado no passado dia 29 no salão nobre dos Paços do Concelho de Óbidos.

Clube Karate Shotokan em torneio nacional

O Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha participou, no passado dia 25, no Torneio Nacional da Shotokan Karate Internacional Portugal, em Brás Oleiro.