emissão em direto

25 de Abril comemorado com inaugurações

As obras de melhoria das acessibilidades do caminho das escolas no Bombarral e de requalificação do Largo do Chafariz, no Sanguinhal, marcaram as cerimónias de comemoração do 25 de Abril naquele concelho.

As obras de melhoria das acessibilidades do caminho das escolas no Bombarral e de requalificação do Largo do Chafariz, no Sanguinhal, marcaram as cerimónias de comemoração do 25 de Abril naquele concelho.

Foram realizadas no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da OesteCIM.

No mesmo dia, os Paços do Concelho receberam a cerimónia solene de comemoração do 49º aniversário da Revolução, durante a qual o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, deu destaque às conquistas de Abril, nomeadamente as eleições livres, a liberdade de expressão e o papel importante que as autarquias passaram a ter para fazer face “aos desafios sociais que a nossa comunidade tem atravessado”.

O autarca lembrou que “foi a democracia que possibilitou o acesso à educação e à saúde a todos os cidadãos portugueses”.

Relativamente à saúde, referiu que “o Oeste é provavelmente a região do país mais mal servida ao nível hospitalar” e que a autarquia vai continuar a lutar ativamente para que o novo hospital seja uma realidade.

Ricardo Fernandes, que não se referiu diretamente às intenções das Caldas da Rainha de que o hospital fique nesse concelho, lembrou que a proposta que identifica o Bombarral como sendo a melhor opção, marcou um momento de união no Oeste. Agora vão continuar atentos ao processo de localização desta infraestrutura.

A presidente da mesa da Assembleia Municipal (em substituição), Vanda Laura, deu os parabéns a todas as entidades que se envolveram nestas comemorações e agradeceu aos dirigentes das coletividades pelo trabalho que desenvolvem em prol da comunidade.

“Quanto mais nos afastamos em termos temporais de 1974, maior a importância de assinalar esta data e tudo o que ela representa”, afirmou.

Também Vanda Laura se referiu à saúde, lamentando “a situação precária” do concelho “com os cuidados de saúde primários bastante deficitários e onde uma parte significativa da população não tem médico de família”. Apelou, por isso, à Câmara que continue a insistir junto das autoridades competentes para que a situação melhore.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.