emissão em direto

Agrupamento Bordalo Pinheiro homenageia alunos na Gala dos Quadros de Mérito

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) distinguiu mais de 300 alunos, com a entrega dos diplomas de Quadro de Valor e de Excelência referentes ao ano letivo 2022/2023.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) distinguiu mais de 300 alunos, com a entrega dos diplomas de Quadro de Valor e de Excelência referentes ao ano letivo 2022/2023.

A Gala dos Quadros de Mérito, que reconheceu os melhores alunos do quinto ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais, decorreu no dia 29 de setembro, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Perante uma plateia lotada com membros da direção, professores, encarregados de educação, familiares, o presidente da Câmara, Vitor Marques, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, os alunos receberam os certificados ao som de calorosos aplausos, como prova de reconhecimento pelo esforço, empenho e dedicação que demonstraram ao longo do ano, nas categorias de mérito académico, académico de excelência, representação institucional, valor e desportivo.

A cerimónia foi abrilhantada com momentos de animação, com teatro e música interpretados pelos alunos. O Grupo de Teatro foi composto por Maria Ana Henriques da turma 8ºA, Constança Fonseca e Carolina Subtil da turma 8ºB e ainda Mathis Audigane e Salvador Santos da turma 11ºAV2 (Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais).

O momento musical foi dinamizado por João Francisco Pereira (guitarra acústica), Camila Gonçalves e Lúcia Maria Santos (voz).

A Gala foi apresentada pelos estudantes Margarida Monteiro e Tomás Lúcio (11ºAV2).

Foi também divulgado um filme criado pelos jovens do agrupamento no âmbito do projeto “RAP Nova Escola”, patrocinado pela autarquia das Caldas e que foi filmado no AERBP no ano letivo 2022/2023. O programa foi desenvolvido especificamente para 6.ºs e 9.ºs anos por uma equipa composta por rappers, produtores musicais e professores de português desses anos curriculares.

Neste processo, os alunos tiveram a oportunidade de gravar uma música original com instrumentais exclusivos e orientados por um profissional, e ainda a experiência de participar na gravação de um videoclipe.

Segundo o diretor, o RAP Nova Escola foi “criado para facilitar o estudo do texto poético na disciplina de português, onde a aprendizagem é feita com letras de rap e consolidada com um exercício de criação escrita e musical, tudo dentro de um processo fácil, intuitivo e divertido, que resulta num videoclipe da autoria dos próprios alunos”.

“Um orgulho ter tanto aluno no quadro de mérito”

A cerimónia foi presidida pelo diretor do AERBP, Jorge Pina, que salientou que “não podia estar mais orgulhoso pelo facto de terem sido entregues 320 diplomas de mérito, o que para a dimensão do agrupamento é de louvar”.

Para Jorge Pina, “é gratificante saber que existem tantos jovens do nosso agrupamento que fazem parte dos quadros de excelência e que estão preparados para enfrentarem os desafios do futuro”.

O responsável disse que isto só é possível “porque temos pessoas de excelência diariamente no agrupamento, desde professores, assistentes operacionais e um conjunto de parceiros que fazem que a nossa missão diariamente seja cumprida”.

Referiu ainda que todas as decisões são tomadas com o objetivo de “ser o melhor para os alunos e sempre que possível para os professores”. 

Jorge Pina também destacou os alunos e professores pela organização da gala, que considerou ser “uma motivação extra para os alunos continuarem o bom trabalho”.

Pedro Brás congratulou “todos os alunos mesmo aqueles que não foram premiados”, vincando que a União de Freguesias “estará sempre ao lado da escola”.

Vitor Marques deixou “uma palavra de apreço aos pais, que são uma peça fundamental no processo educativo dos nossos jovens”.

O autarca congratulou também o trabalho dos docentes e o empenho dos estudantes que “têm ao longo dos anos apresentado excelentes resultados e que depois vão enfrentar outros desafios com o mesmo mérito, quer nas licenciaturas, doutoramentos e carreiras profissionais”.

Últimas Notícias

Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17

Caldas da Rainha recebeu o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17, o maior evento juvenil da história desta modalidade, que se realizou sob a égide da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Campeonato Regional de Dança Desportiva

A Associação Óbidos Dance organiza no dia 19 de outubro, no Pavilhão Municipal de Óbidos, a 2ª eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva de Lisboa, juntando as melhores escolas da Associação de Lisboa de Dança Desportiva (ALDD).

Plateias esgotadas no Festival de Ópera de Óbidos e grandes ovações

A edição de 2024 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO) terminou com um fim de semana repleto de sucesso e emoção, com três programas esgotados e um enorme contentamento por parte de público, artistas e organizadores, a comprovar que este género artístico tem procura e público na região Oeste.