Aluna da Bordalo Pinheiro venceu concurso regional de ideias de negócio nas escolas

Maria Eduarda, aluna da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, ganhou a final da sétima edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no passado dia 9, no Instituto Politécnico de Viseu.

Maria Eduarda, aluna da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, ganhou a final da sétima edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no passado dia 9, no Instituto Politécnico de Viseu.

Este concurso pretendeu eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2022”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

Durante o ano letivo 2021/2022, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a colaboração das comunidades intermunicipais.

Nesta final regional foram apresentadas cinco ideias de negócio que representam cinco comunidades intermunicipais da Região Centro, nomeadamente Beiras e Serra da Estrela, Oeste, Região de Aveiro, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.

O júri foi composto por José dos Santos Costa (presidente do Instituto Politécnico de Viseu), João Cotta (presidente da direção da Associação Empresarial da Região de Viseu) e Fernando Daniel Nunes (vogal do Conselho de Administração do grupo Visabeira).

A aluna das Caldas da Rainha, representando a Comunidade Intermunicipal do Oeste, trouxe o primeiro prémio com o projeto “Waterflush”, relacionado com a poupança de água.

O projeto consiste na criação de uma empresa (WaterFlush, Lda.) que tem como objetivo comercializar serviços técnicos que permitam desenvolver e implantar circuitos de saneamento doméstico em edificado já existente ou a construir que aproveitem integralmente as águas provenientes dos duches, banhos e lavatórios para abastecimento hidráulico dos sistemas de autoclismo existentes nas instalações sanitárias. Presta serviços de consultoria especializados a empresas de modo a que a solução técnica seja implementada nas casas.

A estudante do 11.º ano de Ciências Socioeconómicas havia vencido em maio a final do concurso Empreendedorismo nas Escolas 21/22, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.