emissão em direto

Bosque Literário realizou sessões na Escola Josefa de Óbidos

O Bosque Literário, um projeto de educação e leitura inovador, realizou no passado dia 11 seis sessões exclusivas para os alunos do 3º ciclo e Educação Especial da Escola Josefa de Óbidos, bem como para os professores e técnicos responsáveis.

O Bosque Literário, um projeto de educação e leitura inovador, realizou no passado dia 11 seis sessões exclusivas para os alunos do 3º ciclo e Educação Especial da Escola Josefa de Óbidos, bem como para os professores e técnicos responsáveis.

Este projeto, integrado no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, que decorreu em Óbidos de 11 a 14 de abril, cativou os participantes com uma experiência literária única.

Trata-se de uma iniciativa que teve origem no âmbito do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos | Folio Educa, destinando-se a todos os escalões etários. Nesta edição, foram encenados três contos tradicionais em língua portuguesa, com base nas Fábulas de Esopo e La Fontaine, como referência para o presente ano letivo.

Este projeto itinerante leva os alunos numa viagem completa através da escrita, narração, música e ilustração. Proporciona uma experiência multifacetada de audição de contos, promovendo hábitos de leitura literária, desenvolvendo a compreensão e contribuindo para a valorização da cultura e tradição oral europeia.

Durante o Festival Latitudes, que tem uma ênfase especial na ilustração – seja através de residências artísticas ou de várias iniciativas de ilustração ao vivo pela vila e por todo o concelho, com a participação entusiástica dos Urban Sketchers Portugal – foi realizada a “Oficina Sketchers”. Objetivo: despertar o interesse dos alunos pela escuta e pelo desenho, permitindo aos participantes criar “Esboços do Bosque Literário” em Sketchbooks.

O Projeto de Educação e Leitura Bosque Literário é dinamizado pelas contadoras de histórias, Elisabete Rocha, Carina Freitas e Ana Matos.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.