emissão em direto

Câmara quer todas as juntas a organizar comemorações do 25 de Abril

O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, desafiou todas as juntas de freguesia do concelho a reunirem-se na organização das celebrações do 25 de Abril, até porque em 2024 será o 50º aniversário.

O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, desafiou todas as juntas de freguesia do concelho a reunirem-se na organização das celebrações do 25 de Abril, até porque em 2024 será o 50º aniversário.

O desafio foi feito durante o concerto comemorativo da Banda Comércio e Indústria (BCI), no largo do Hospital Termal, perante várias centenas de pessoas que, como habitualmente, se juntaram naquele local, no dia 25, para comemorar a Revolução de Abril.

“É preciso lembrar que há uma diferença muito grande, mas mesmo muito grande, entre o que havia antes e depois” da revolução. Na opinião do edil caldense, “há coisas estranhas que acontecem à nossa volta, embora, felizmente, aqui nem tanto, às quais temos de estar atentos para que não seja preciso voltar a termos um 16 de Março e um 25 de Abril”. Vitor Marques desafiou também a população para participar no dia-a-dia do concelho.

Todos os anos as comemorações do 25 de Abril são organizadas pelas uniões de freguesia da cidade e, mais recentemente, a União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

“25 de Abril, sempre!”, foi a palavra de ordem dos discursos desse dia. O presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, salientou a importância de se homenagear os Capitães de Abril e todos os que os acompanharam na revolução.

O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Aleixo, agradeceu a todos os que se associaram a estas comemorações, mas também aos seus colegas das outras freguesias pela colaboração entre todos para este evento.

“É uma enorme alegria estar aqui a comemorar o 25 de Abril, que permitiu que todos pudéssemos usufruir da liberdade”, referiu o presidente da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, João Lourenço

O programa de comemorações teve início logo pela manhã, com destaque para o hastear das bandeiras nas sedes das juntas participantes e nos Paços do Concelho, onde também teve lugar uma largada de pombos a cargo da Sociedade Columbófila Caldense. A fanfarra dos bombeiros desfilou e acompanhou as cerimónias, que ficaram também marcadas por atividades desportivas.

Ao início da tarde, o Coral das Caldas da Rainha atuou no Hospital Termal, com um programa centrado na “música de intervenção”. Fernando Lopes-Graça, Zeca Afonso, Jorge Palma e Pedro Abrunhosa, foram alguns dos compositores cujas músicas foram cantadas.

Do interior do Hospital Termal, com uma sala cheia de público, seguiu-se depois para o exterior, onde a BCI foi ouvida num largo também repleto de pessoas.

O maestro Adelino Mota salientou que a sua banda gosta muito de fazer este concerto do 25 de Abril no largo do Hospital Termal, o qual já se tornou uma tradição e que serve também sempre para a estreia de novos elementos.

O concerto teve início com a música conhecida como o “Hino do MFA” (cujo tema original é intitulado “A Life on the Ocean Wave”), seguindo-se um reportório totalmente nacional. O destaque foi, como é natural, para os temas compostos por Zeca Afonso.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]