Campanha sensibiliza para o não abandono de animais de companhia

O Município do Cadaval tem em marcha uma campanha de sensibilização junto da população, em articulação com a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O intuito é o de evitar a reprodução excessiva dos animais de companhia, reduzindo assim o abandono e os subsequentes problemas de saúde pública.

A campanha sustenta-se na divulgação de cartazes em todas as freguesias, na difusão de um vídeo promocional nas redes sociais e na distribuição de folhetos informativos pelas escolas e serviços de atendimento locais.

O objetivo é sensibilizar para o problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para a importância da esterilização.

“A esterilização de animais é um ato de responsabilidade, dado que impede a reprodução dos animais, trazendo, paralelamente, inúmeros benefícios à sua saúde, quer em cães como em gatos de ambos os sexos. Esterilizar reduz a agressividade, proporciona uma vida mais longa aos animais de estimação, reduz o abandono e a superpopulação. Diminui, por outro lado, o risco de cancro uterino e mamário, nas fêmeas, e de cancro testicular, nos machos”, refere a autarquia.

No âmbito das campanhas de esterilização de cães e gatos de companhia promovidas pela DGAV, o Município do Cadaval realizou, nos últimos dois anos, através de colaboração com a Associação Protetora de Animais do Cadaval, a esterilização de um total de 75 animais.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.