emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Ciclovia na Rua Vitorino Fróis vai ter novo traçado

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha pediu ao projetista da ciclovia que pretende ligar o Parque Urbano "Abraço Verde" e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no âmbito das obras de regeneração urbana, para fazer uma “proposta de novo traçado”, na sequência dos protestos, em abril, dos moradores e empresários com lojas na Rua Vitorino Fróis, que apresentaram uma queixa ao Ministério Público por considerarem existir violação de regras urbanísticas, nomeadamente por retirar lugares de estacionamento junto aos imóveis.

O vereador da regeneração urbana, Hugo Oliveira, revelou que na altura solicitou a suspensão dos trabalhos tendo em vista a necessidade de averiguar a classificação da área do loteamento em causa.

Tendo em conta que os proprietários informaram que o terreno onde iria passar a ciclovia resultava de uma operação de loteamento, solicitou o processo aos serviços e conjuntamente com os funcionários do Município verificou que “o terreno resulta de uma área de cedência para o domínio público do Município com indicação de lugares de estacionamento no âmbito de operação urbanística, pelo que inviabiliza a passagem da ciclovia pelo terreno, uma vez que só era possível se a maioria dos proprietários concordasse com tal”.

Foi contactado o projetista por forma a fazer uma proposta de novo traçado que “não colida com o impedimento descrito”.

O vereador Luís Patacho, do PS, fez notar que os moradores “não tiveram conhecimento prévio das obras relativas à construção da ciclovia”, chamando a atenção da Câmara que os munícipes “devem ser informados previamente das obras a realizar pelo Município, bem como dos constrangimentos ou das soluções alternativas propostas.

O autarca referiu que, aquando da aprovação deste projeto, a Câmara concordou criar bolsas de estacionamento nas traseiras dos prédios, a fim de colmatar os lugares de estacionamento que iriam ser suprimidos, contudo, as obras iniciaram-se sem a concretização desta alternativa ao estacionamento ou de outra que resolva os problemas dos moradores e lojistas, que não aceitam a solução de estacionamento junto ao Cencal.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.