Edifício administrativo é principal investimento camarário

A Câmara do Cadaval vai ter um orçamento de 14,7 milhões de euros para 2022, valor superior em 200 mil euros ao do ano passado.

A Câmara do Cadaval vai ter um orçamento de 14,7 milhões de euros para 2022, valor superior em 200 mil euros ao do ano passado.

As prioridades passam por concluir a reabilitação das antigas oficinas municipais e zona envolvente (inscritos 700 mil euros para um investimento total de 1,3 milhões de euros) e as obras de conservação e valorização da Real Fábrica do Montejunto (700 mil de 1 milhão de euros), bem como a execução das intervenções de valorização do património natural e cultural da Serra do Montejunto (135 mil euros).

A autarquia tem também previstas verbas para a conclusão da construção do edifício administrativo no Parque de Serviços Urbanos (100 mil euros de 2 milhões de euros), para a habitação social (333 mil euros), para a construção do gatil intermunicipal (119 mil euros de 300 mil) e para a reabilitação do mercado municipal (300 mil euros).

O município prevê uma diminuição de despesa de capital, de 5,1 milhões de euros para 4,6, “em virtude de se encontrarem executadas quase na totalidade as obras comparticipadas pelo atual quadro comunitário”, é justificado no documento, revela a agência Lusa.

Verifica-se um aumento das despesas com bens de consumo e gastos com pessoal, passando de 4,4 para 4,7 milhões de euros).

Prevê-se a manutenção das receitas dos impostos diretos (2,4 milhões de euros).

Os valores a arrecadar com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverão subir de 1,4 para 1,5 milhões, o que levou o município a aprovar uma redução da taxa de IMI a aplicar sobre os prédios urbanos de 0,375% para 0,365% – o limite mínimo legal é de 0,3 e o máximo de 0,45%.

Também é expectável uma subida das receitas do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), de 485 mil euros para 509 mil euros, e do IRS de 329 mil euros para 352 mil euros, o que também explica a redução da participação do município de 4% para 3,75% na arrecadação do imposto.

Na Assembleia Municipal houve 17 votos a favor (PSD), 10 contra (PS) e uma abstenção (CDU).

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.