emissão em direto

Escola do Avenal não está pronta para o início do ano letivo

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

A requalificação deveria estar terminada em setembro de 2021, transitando este atraso para o novo executivo camarário, que apesar das diligências não conseguiu que fosse possível a conclusão da obra em agosto deste ano, para entrar em funcionamento em setembro.

É uma obra complexa, porque implica a renovação integral de dois imóveis (edifícios da escola primária e da biblioteca) e tem ainda a construção de um novo edifício, que será o refeitório.

A nova cantina, a sala polivalente e biblioteca (antiga cantina) e edifício principal continuam por terminar.

As obras sofreram constrangimentos com a pandemia, a escassez de mão de obra e de materiais, e as alterações de projeto.

Na semana passada a associação de pais fez uma visita ao local com vereadores da Câmara e técnicos da obra. Não é avançada uma data para a conclusão dos trabalhos, havendo apenas a esperança de que o seguindo período possa ali iniciar. Caso corram bem, as crianças já poderão ocupar o novo espaço a meio do primeiro período, mas nesse caso as que frequentam o primeiro ano só se mudariam em janeiro, para não alterarem a dinâmica das aulas.

Prevê-se que o primeiro ano iniciará o ano letivo no Centro Social e Paroquial, nas instalações do primeiro ciclo. Os segundos, terceiros e quartos anos serão distribuídos pelo centros escolares de Salir de Matos e de Nossa Senhora do Pópulo.

Relativamente à obra do Jardim de Infância do Avenal, está pronta, tendo sido cumprido o prazo estipulado de entrega a 29 de agosto.

Entretanto, na área do agrupamento de escolas D. João II estão marcadas reuniões com os encarregados de educação no dia 13 de setembro, pelas 18 horas, no caso do pré-escolar, e no dia 14, pelas 18h, no que diz respeito ao 1º ciclo. No 2º e 3º ciclo realizam-se no dia 16, pelas 10h30.

As reuniões são com a direção, educadoras de infância, professores titulares de turma, pais e encarregados de educação, tendo lugar no ginásio da escola básica D. João II.

As turmas estão afixadas na escola básica D. João II desde dia 5 e a 14 de setembro será feita a divulgação dos horários.

O regresso à escola será no dia 16 de setembro: No pré-escolar, às 9h, será a receção às crianças pelas educadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino. No 1º ciclo, pelas 9h, haverá a receção aos alunos pelos professores titulares de turma nos respetivos estabelecimentos. No 2º ciclo, a receção aos alunos pelos diretores de turma na escola básica D. João II ocorrerá pelas 10h e no 3º ciclo pelas 15h.

Últimas Notícias

Dois militares da GNR condenados por abuso de força em detenção

Dois militares da GNR foram condenados no passado dia 21 pelo Tribunal de Alcobaça a um ano e seis meses de prisão, pena suspensa durante esse período, por uso excessivo de força na detenção de um empresário proprietário de um empreendimento turístico de bungalows, que agrediram após perseguição de carro, deixando-o sem dois dentes e com mazelas físicas e psicológicas. A defesa vai recorrer por não concordar com a sentença e entender que pode condicionar a atuação das forças de segurança em futuras ocorrências em que as pessoas não respeitem ordens de paragem.

Dia Europeu Sem Carros

As uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro, juntaram-se à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a outras entidades para, em conjunto, celebrar o Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro.

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.