Escola do Avenal não está pronta para o início do ano letivo

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

Apesar do avanço significativo nas obras, a reabilitação da Escola do 1º Ciclo do Avenal não vai ficar pronta a tempo do arranque do ano letivo, segundo apurou o JORNAL DAS CALDAS junto da vereadora da educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques.

A requalificação deveria estar terminada em setembro de 2021, transitando este atraso para o novo executivo camarário, que apesar das diligências não conseguiu que fosse possível a conclusão da obra em agosto deste ano, para entrar em funcionamento em setembro.

É uma obra complexa, porque implica a renovação integral de dois imóveis (edifícios da escola primária e da biblioteca) e tem ainda a construção de um novo edifício, que será o refeitório.

A nova cantina, a sala polivalente e biblioteca (antiga cantina) e edifício principal continuam por terminar.

As obras sofreram constrangimentos com a pandemia, a escassez de mão de obra e de materiais, e as alterações de projeto.

Na semana passada a associação de pais fez uma visita ao local com vereadores da Câmara e técnicos da obra. Não é avançada uma data para a conclusão dos trabalhos, havendo apenas a esperança de que o seguindo período possa ali iniciar. Caso corram bem, as crianças já poderão ocupar o novo espaço a meio do primeiro período, mas nesse caso as que frequentam o primeiro ano só se mudariam em janeiro, para não alterarem a dinâmica das aulas.

Prevê-se que o primeiro ano iniciará o ano letivo no Centro Social e Paroquial, nas instalações do primeiro ciclo. Os segundos, terceiros e quartos anos serão distribuídos pelo centros escolares de Salir de Matos e de Nossa Senhora do Pópulo.

Relativamente à obra do Jardim de Infância do Avenal, está pronta, tendo sido cumprido o prazo estipulado de entrega a 29 de agosto.

Entretanto, na área do agrupamento de escolas D. João II estão marcadas reuniões com os encarregados de educação no dia 13 de setembro, pelas 18 horas, no caso do pré-escolar, e no dia 14, pelas 18h, no que diz respeito ao 1º ciclo. No 2º e 3º ciclo realizam-se no dia 16, pelas 10h30.

As reuniões são com a direção, educadoras de infância, professores titulares de turma, pais e encarregados de educação, tendo lugar no ginásio da escola básica D. João II.

As turmas estão afixadas na escola básica D. João II desde dia 5 e a 14 de setembro será feita a divulgação dos horários.

O regresso à escola será no dia 16 de setembro: No pré-escolar, às 9h, será a receção às crianças pelas educadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino. No 1º ciclo, pelas 9h, haverá a receção aos alunos pelos professores titulares de turma nos respetivos estabelecimentos. No 2º ciclo, a receção aos alunos pelos diretores de turma na escola básica D. João II ocorrerá pelas 10h e no 3º ciclo pelas 15h.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.