emissão em direto

Estabelecido protocolo para o estudo da secular Novena de Famões

O Município do Bombarral assinou no dia 5 de janeiro um protocolo de cooperação com a Universidade Lusófona com vista ao estudo, por parte dos alunos de mestrado, da origem da Novena de Famões.

O protocolo, no âmbito da política cultural do município bombarralense, visa fomentar o estudo do Património Cultural Imaterial concelhio, nomeadamente a Novena de Famões. Pretende-se uma validação científica, identificando as origens e caraterísticas especificas desta tradição, ativa graças à dedicação da população local.

Na assinatura do documento, o presidente do Município do Bombarral, Ricardo Fernandes, enalteceu a importância do estudo da Festa das Candeias, que acontece na aldeia de Famões, para a preservação e continuidade desta tradição.

A Bolsa de Mestrado será para a frequência do Mestrado em Ciência das Religiões, na referida instituição de ensino. Terá a duração de dois anos letivos, correspondente à parte curricular do curso e à elaboração da dissertação.

A Novena de Famões é uma tradição secular, em que a população da aldeia se reúne na capela local para rezar a Novena. Trata-se de uma cerimónia religiosa que ocorre durante nove dias, com início no mês de janeiro, antes da realização da festa em honra de Nossa Senhora da Purificação. A oração é rezada apenas por homens, que se ajoelham junto ao altar, em frente a santa padroeira, terminando com uma ladainha em latim.

Paulo Mendes Pinto, assessor da administração da Universidade Lusófona, especialista em História das Religiões, que dirige a área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona desde 2006, garante que a instituição fará todo o “enquadramento para que a investigação seja levada ao fim com todo o rigor, para que o Município possa não só chegar a uma “verdade”, mas que possa no fundo chegar a um momento em que se fez a recolha, o levantamento e interpretação possível”.

“Agora o Município tem à sua disposição material que poderá usar para valorização turística e patrimonial”, adiantou. Considera ainda que as “populações locais vão sentir-se valorizadas com esta investigação porque damos um certo fôlego a uma realidade que estava quase morta”. 

Jorge Botelho Moniz, doutorado em Ciência Política que dirige a licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais na Universidade Lusófona, apontou que “está tudo bem encaminhado porque temos alguém que corresponde a esta memória viva do concelho que facilitará muito as fontes para que se possam consultar e criar trabalho”.

“Só falta saber quem é o candidato porque quem quer que seja o bolseiro será bem acolhido e será bem enquadrado no nosso mestrado e depois terá as condições materiais de orientação e técnicas para desenhar uma investigação para que ela possa construir portas de abertura”, referiu.

Últimas Notícias

Despiste provoca três feridos

O despiste de um carro no Chão da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, provocou neste domingo três feridos ligeiros, transportados para o hospital das Caldas da Rainha.

PSD deverá escolher entre Jorge Varela e Hugo Oliveira para candidato à Câmara

O PSD nacional encomendou à empresa Pitagórica uma consulta telefónica sobre as próximas eleições autárquicas no concelho das Caldas, na qual aparecem apenas como alternativa à presidência da Câmara, por este partido, Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara das Caldas, e Jorge Varela, ex-presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro (atualmente subdiretor da ESECS-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais).

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.