Farmácia de Alvorninha encerra no final deste mês

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) enviou à Câmara das Caldas um comunicado dando conta do encerramento da Farmácia de Alvorninha no próximo dia 30.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) enviou à Câmara das Caldas um comunicado dando conta do encerramento da Farmácia de Alvorninha no próximo dia 30.

Em comunicado, Paulo Neto Freire, farmacêutico e sócio da empresa, Farmácia Neto, Lda, proprietária do alvará de farmácia instalado em Alvorninha, revelou que o encerramento é “consequência do número muito limitado de utentes que recorrem à farmácia nos últimos anos, tornando-a inviável economicamente”.

“Esta reduzida utilização da farmácia é motivada pela curta distância, apenas 2,4 quilómetros por estrada, entre as farmácias de Alvorninha e Vidais, sendo que esta última possui uma localização com melhores acessos e está presente na região há várias décadas e, por isso, há bastantes mais anos do que a farmácia de Alvorninha”, acrescenta a nota de imprensa.

O ofício do Infarmed surge após emissão, em abril, de um primeiro parecer, “desfavorável, por parte da Câmara das Caldas, ao pedido de transferência do alvará de farmácia localizado em Alvorninha para novas instalações situadas na zona sul da cidade de Caldas da Rainha, com o objetivo de suprir uma necessidade de serviços farmacêuticos e de saúde há muito reclamada pela população do Bairro Lisbonense, Avenal, São Cristóvão e Bairro das Morenas”.

Tendo em conta o encerramento da farmácia em Alvorninha, o Infarmed solicitará “um segundo parecer à Câmara e, caso este passe a ser favorável, a farmácia será mantida em funcionamento em Alvorninha durante mais um ano e, em junho de 2023, passará a existir em Alvorninha um PCS – Posto Complementar de Saúde com os seguintes serviços de saúde: colheitas de análises clínicas, marcação de consultas e exames médicos, pedidos de medicamentos e produtos de saúde com entrega ao domicílio, consulta farmacêutica e de acompanhamento farmacoterapêutico e serviços de enfermagem”.

“Em junho de 2023, existirá no Bairro Lisbonense uma moderna farmácia com FarmaDrive e diversos serviços de saúde”, adianta o comunicado. 

Segundo Paulo Neto Freire, está colocado na porta da farmácia um aviso dando conta do encerramento com uma palavra especial de apreço à Junta de Freguesia de Alvorninha que, quando questionada a este respeito, fez saber junto da Câmara Municipal de Caldas da Rainha o seguinte: “É preferível para a população ter um PCS no lugar da farmácia do que não ter nada”.

Está agendada uma sessão de esclarecimento para as 21h da próxima quinta-feira no salão nobre da Junta de Freguesia de Alvorninha.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, disse que ainda não foi avaliado o pedido do segundo parecer.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.