emissão em direto

Festa em Pragança com romaria de madrugada

Feira, bar de shots, tasquinha, quermesse, bailes e dj’s, procissão, vacada e até uma romaria de madrugada animaram a aldeia de Pragança, na Serra de Montejunto, no Cadaval, entre 5 e 8 de agosto. Tratou-se da Festa de Nossa Senhora das Neves.

Feira, bar de shots, tasquinha, quermesse, bailes e dj’s, procissão, vacada e até uma romaria de madrugada animaram a aldeia de Pragança, na Serra de Montejunto, no Cadaval, entre 5 e 8 de agosto. Tratou-se da Festa de Nossa Senhora das Neves.

5 de agosto foi o dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Montejunto, tendo sido realizada missa no santuário, seguida de procissão.

No último dia da festa teve lugar uma romaria de madrugada com início na aldeia de Pragança e fim no cimo da Serra de Montejunto, no santuário, ao som de Toc’Andar em cima de um atrelado puxado por um trator até ao nascer do sol, cumprindo assim a tradição de após os festejos ir a pé à capela agradecer à padroeira terem corrido bem.

“Com o passar dos tempos começaram a levar bebida e farnel. Depois já havia música. Começou por ser um trator com um reboque todo produzido com som e pinga para a malta. Ganhou dimensão e agora temos o Toc’Andar”, explicaram Paula Marques e Patrícia Pereira, da comissão de festas.

A caminhada dura algumas horas, porque a distância de cerca de cinco quilómetros é feita a dançar, beber e comer. No final os resistentes ainda foram algumas dezenas, que junto à capela viram a luz do dia substituir a noite.

No capítulo da animação musical houve atuações de Bico D’Obra, Made in Music, Belito Campos acompanhado pelo duo DM Music, P*ta da Loucura – Music Project e Toc’Andar, para além dos djs Escuta, LS e EX, da Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança e de Jorge Nice. As entradas eram livres e o arraial registou uma grande afluência.

Chanfana foi o prato principal da tasquinha, mas não faltaram outras atrações gastronómicas.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]