Delmar Domingos de Carvalho, escritor bombarralense de adoção que faleceu no final de 2020, foi alvo de uma homenagem no passado domingo, numa sessão que incluiu ainda o lançamento do quinto volume da sua obra literária “Lusa Salém”.
A iniciativa, dinamizada pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL), decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral, onde marcaram presença os familiares do autor, nomeadamente a viúva, Maria Amélia Carvalho, e os seus três filhos, Carlos Carvalho, Paulo Carvalho e Miguel Carvalho.
A sessão contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, da vereadora da cultura, Fátima Coelho, do presidente do MIL, Renato Epifânio, para além de vários amigos.
Na abertura da sessão, o presidente da edilidade recordou, com saudade, os momentos passados com o escritor, destacando o legado que este deixou em termos culturais e o papel que desempenhou na defesa da lusofonia.
Também o presidente do MIL salientou a forte ligação do escritor à causa da irmandade entre os povos de língua portuguesa, afirmando que esta foi sempre uma das suas grandes paixões. Renato Epifânio falou ainda sobre o trabalho que é desenvolvido pelo MIL, tendo terminado a sua intervenção com uma breve apresentação dos cinco volumes da coleção “Lusa Salém”.
A finalizar sessão, o filho mais velho do escritor, Carlos Carvalho, dirigiu uma palavra de agradecimento a todos os presentes pela sua participação nesta homenagem, recordando que o Bombarral foi uma terra que o seu pai foi aprendendo a gostar e onde desenvolveu muitos dos seus objetivos e projetos.