emissão em direto

Jerónimo de Sousa com 250 militantes e simpatizantes da CDU na Foz do Arelho

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou no domingo na Foz do Arelho a necessidade de aumentar nas próximas eleições autárquicas o número de eleitos, referindo que só isso garantirá “força à luta dos problemas que são locais e que para a sua solução solicitam uma intervenção diferente, assente num projeto distinto e alternativo aos que protagonizam PS, PSD e CDS e seus sucedâneos”. “Podem contar com a CDU no reforço do SNS no distrito de Leiria, nomeadamente pela construção de um novo Hospital no sul do distrito e pela exigência de investimento na rede de cuidados primários”, sublinhou.

Foi perante a presença de cerca de 250 militantes e simpatizantes que participaram no passado domingo na “Festa de Verão” que a CDU organiza todos os anos, que o líder do partido, coligado com o partido ecologista “Os Verdes”, apresentou candidatos às 16 câmaras do distrito de Leiria e prometeu aumentar a participação em todas as freguesias. Jerónimo de Sousa disse que têm razões para “encarar com confiança esta importante batalha eleitoral”, acrescentando que é com muita confiança que “vemos que a CDU é uma das primeiras forças políticas deste distrito a ter apresentadas todas as suas candidaturas municipais, cumprindo o objetivo de concorrer a todos os municípios do distrito de Leiria”.

“Reforçámos as nossas candidaturas na indicação de muitos cabeças de lista independentes, alguns dos quais são o rosto das mais importantes batalhas que vamos travar neste distrito, seja ainda no facto de haver uma grande renovação das nossas listas em variados concelhos e termos mais mulheres e jovens a assumirem grandes responsabilidades”, contou.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou os projetos dos candidatos do distrito garantindo que os munícipes terão a CDU ao seu lado na “defesa do meio ambiente e do património natural, como é o caso desta bela Lagoa de Óbidos, das arribas de São Martinho do Porto, do Rio Liz ou do Promontório da Nazaré”.

“E podem contar com a CDU na defesa do património cultural material e imaterial deste distrito, seja na concretização desse grande projeto que é o Museu da Resistência e Liberdade em Peniche, uma grande vitória, seja na recusa e luta contra a alienação ou descaraterização de património cultural, como nos Mosteiros da Batalha ou de Alcobaça, seja ainda na democratização da cultura com o apoio ao movimento associativo que tantos bons exemplos tem neste distrito”.

No seu discurso expressou ainda as vitórias que tem alcançado, como a da requalificação e modernização da Linha do Oeste “arrancada a ferros pela luta, ou a defesa da pesca e dos pescadores deste distrito que alcançaram recentemente uma vitória com o aumento, ainda insuficiente, da quota da sardinha, e que daqui saudamos”.

“Lutar ao lado das populações unindo forças, construindo unidade, seja na pequena luta pelo chafariz de um lugar, seja nas grandes questões como a defesa do Hospital Termal e dos seus pavilhões, aqui, nas Caldas da Rainha”, adiantou.

Jerónimo de Sousa afirmou que populações dos concelhos deste distrito conhecem bem a obra feita pela CDU, apontando Peniche, onde “doze anos de presidência da Câmara Municipal mudaram a face daquele concelho e deram um contributo fundamental para o seu desenvolvimento”.

Mudando o seu discurso para o âmbito nacional, o secretário-geral do PCP acusou o PS de se ter unido ao PSD para não avançar com a regionalização e “perpetuar políticas centralistas em processos em que urge a descentralização”. Defendeu ainda o aumento da rapidez na vacinação contra a Covid-19.

Sónia Colaço,membro do Partido Ecologista Os Verdes e José Luís, da direção da organização regional deLeiria do PCP, destacaram a importância da representatividade da coligação no distrito.

O músico Nelson Rodrigues animou a festa da CDU, que decorreu junto ao Penedo Furado.

Últimas Notícias

Dois militares da GNR condenados por abuso de força em detenção

Dois militares da GNR foram condenados no passado dia 21 pelo Tribunal de Alcobaça a um ano e seis meses de prisão, pena suspensa durante esse período, por uso excessivo de força na detenção de um empresário proprietário de um empreendimento turístico de bungalows, que agrediram após perseguição de carro, deixando-o sem dois dentes e com mazelas físicas e psicológicas. A defesa vai recorrer por não concordar com a sentença e entender que pode condicionar a atuação das forças de segurança em futuras ocorrências em que as pessoas não respeitem ordens de paragem.

Dia Europeu Sem Carros

As uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro, juntaram-se à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a outras entidades para, em conjunto, celebrar o Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro.

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.