emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Jerónimo de Sousa com 250 militantes e simpatizantes da CDU na Foz do Arelho

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou no domingo na Foz do Arelho a necessidade de aumentar nas próximas eleições autárquicas o número de eleitos, referindo que só isso garantirá “força à luta dos problemas que são locais e que para a sua solução solicitam uma intervenção diferente, assente num projeto distinto e alternativo aos que protagonizam PS, PSD e CDS e seus sucedâneos”. “Podem contar com a CDU no reforço do SNS no distrito de Leiria, nomeadamente pela construção de um novo Hospital no sul do distrito e pela exigência de investimento na rede de cuidados primários”, sublinhou.

Foi perante a presença de cerca de 250 militantes e simpatizantes que participaram no passado domingo na “Festa de Verão” que a CDU organiza todos os anos, que o líder do partido, coligado com o partido ecologista “Os Verdes”, apresentou candidatos às 16 câmaras do distrito de Leiria e prometeu aumentar a participação em todas as freguesias. Jerónimo de Sousa disse que têm razões para “encarar com confiança esta importante batalha eleitoral”, acrescentando que é com muita confiança que “vemos que a CDU é uma das primeiras forças políticas deste distrito a ter apresentadas todas as suas candidaturas municipais, cumprindo o objetivo de concorrer a todos os municípios do distrito de Leiria”.

“Reforçámos as nossas candidaturas na indicação de muitos cabeças de lista independentes, alguns dos quais são o rosto das mais importantes batalhas que vamos travar neste distrito, seja ainda no facto de haver uma grande renovação das nossas listas em variados concelhos e termos mais mulheres e jovens a assumirem grandes responsabilidades”, contou.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou os projetos dos candidatos do distrito garantindo que os munícipes terão a CDU ao seu lado na “defesa do meio ambiente e do património natural, como é o caso desta bela Lagoa de Óbidos, das arribas de São Martinho do Porto, do Rio Liz ou do Promontório da Nazaré”.

“E podem contar com a CDU na defesa do património cultural material e imaterial deste distrito, seja na concretização desse grande projeto que é o Museu da Resistência e Liberdade em Peniche, uma grande vitória, seja na recusa e luta contra a alienação ou descaraterização de património cultural, como nos Mosteiros da Batalha ou de Alcobaça, seja ainda na democratização da cultura com o apoio ao movimento associativo que tantos bons exemplos tem neste distrito”.

No seu discurso expressou ainda as vitórias que tem alcançado, como a da requalificação e modernização da Linha do Oeste “arrancada a ferros pela luta, ou a defesa da pesca e dos pescadores deste distrito que alcançaram recentemente uma vitória com o aumento, ainda insuficiente, da quota da sardinha, e que daqui saudamos”.

“Lutar ao lado das populações unindo forças, construindo unidade, seja na pequena luta pelo chafariz de um lugar, seja nas grandes questões como a defesa do Hospital Termal e dos seus pavilhões, aqui, nas Caldas da Rainha”, adiantou.

Jerónimo de Sousa afirmou que populações dos concelhos deste distrito conhecem bem a obra feita pela CDU, apontando Peniche, onde “doze anos de presidência da Câmara Municipal mudaram a face daquele concelho e deram um contributo fundamental para o seu desenvolvimento”.

Mudando o seu discurso para o âmbito nacional, o secretário-geral do PCP acusou o PS de se ter unido ao PSD para não avançar com a regionalização e “perpetuar políticas centralistas em processos em que urge a descentralização”. Defendeu ainda o aumento da rapidez na vacinação contra a Covid-19.

Sónia Colaço,membro do Partido Ecologista Os Verdes e José Luís, da direção da organização regional deLeiria do PCP, destacaram a importância da representatividade da coligação no distrito.

O músico Nelson Rodrigues animou a festa da CDU, que decorreu junto ao Penedo Furado.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.