João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

O jovem de A-dos-Francos, de 23 anos, envergava a camisola branca, liderando a classificação da juventude, mas durante esta noite apresentou sintomas do vírus. “Acordou com persistentes dores na garganta e o teste deu positivo. Cumprimos as regras de prevenção e desinfetámos todos os lugares que a equipa utiliza no dia a dia (carros, autocarros, quartos de hotel e outros), colocámos os atletas em quartos individuais para limitar a proximidade de contactos, contudo, apesar destes cuidados, não protegeram 100%”, disse Michele De Grandi, médico da equipa UAE Team Emirates no Giro d’Italia.

Os restantes elementos da equipa, entre staff e corredores, fizeram teste e não estão infetados.

Mauro Gianetti, diretor da equipa, comentou que “estamos obviamente profundamente aborrecidos porque o João e a equipa de apoio estavam a fazer uma excelente corrida”. “Os nossos objetivos eram o pódio e a camisola branca de melhor corredor jovem, e estávamos a lutar para ganhar ambos. São más notícias, mas é a realidade com que temos vindo a viver nos últimos dois anos. Temos de aceitar e olhar para a frente. Agora o mais importante é que o João recupere o mais rápido possível”, acrescentou.

Na etapa anterior o ciclista tinha perdido algum tempo, caindo para o quarto lugar, mas garantia que ia “lutar até ao último quilómetro”, até porque ainda existiam três etapas antes do contrarrelógio e considerava ser possível chegar ao pódio.

Os três primeiros são o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), o australiano Jai Hindley (Bora-hansgrohe), segundo, a 3 segundos, e o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious), terceiro, a 1 minutos e 5 segundos.

A prova tem 21 etapas, terminando no dia 29 de maio.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.