emissão em direto

José Ramalho encenou o Auto da Barca do Inferno

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O centro histórico desligou a iluminação pública para recriar um ambiente medieval e deixar-se povoar pelas figuras da obra quinhentista que foram ocupando os edifícios públicos num espetáculo-peregrinação, com início na Praça da República, na Câmara Municipal, seguindo para a Cadeia Velha, viajando para a Igreja da Misericórdia e terminando na Igreja Matriz, numa proposta de teatro de atores amadores e profissionais, músicos e videomapping.

O evento inseriu-se na rota Botto, Camões, Gil Vicente e Outros Que Por Cá Passaram – Caminhos Literários | Programação Cultural em Rede, de relevância na promoção do turismo cultural pela multidisciplinaridade da animação artística, estética, arquitetura pública e de marcas identitárias do território do Sardoal.

Promovido pelo Município do Sardoal, o espetáculo envolveu o Grupo de Teatro Getas, o Teatro Figura, a Associação SnowBlack, a Vórtice Dance e a Hochschule Mainz | University of Applied Sciences.

O Auto da Barca do Inferno foi visto por mais de 500 pessoas, que ocuparam as ruas do Sardoal, numa evocação do mestre Gil Vicente, que inúmeras vezes esteve nas Caldas da Rainha e aqui estreou em 1504 o Auto de S. Martinho na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.