emissão em direto

José Ramalho encenou o Auto da Barca do Inferno

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Na noite de 19 de novembro houve teatro vicentino nas ruas da vila do Sardoal, com a estreia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, numa encenação dirigida por José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O centro histórico desligou a iluminação pública para recriar um ambiente medieval e deixar-se povoar pelas figuras da obra quinhentista que foram ocupando os edifícios públicos num espetáculo-peregrinação, com início na Praça da República, na Câmara Municipal, seguindo para a Cadeia Velha, viajando para a Igreja da Misericórdia e terminando na Igreja Matriz, numa proposta de teatro de atores amadores e profissionais, músicos e videomapping.

O evento inseriu-se na rota Botto, Camões, Gil Vicente e Outros Que Por Cá Passaram – Caminhos Literários | Programação Cultural em Rede, de relevância na promoção do turismo cultural pela multidisciplinaridade da animação artística, estética, arquitetura pública e de marcas identitárias do território do Sardoal.

Promovido pelo Município do Sardoal, o espetáculo envolveu o Grupo de Teatro Getas, o Teatro Figura, a Associação SnowBlack, a Vórtice Dance e a Hochschule Mainz | University of Applied Sciences.

O Auto da Barca do Inferno foi visto por mais de 500 pessoas, que ocuparam as ruas do Sardoal, numa evocação do mestre Gil Vicente, que inúmeras vezes esteve nas Caldas da Rainha e aqui estreou em 1504 o Auto de S. Martinho na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.