Liberdade em momento cultural na Escola de Sargentos do Exército

Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Esta iniciativa teve como finalidade proporcionar um momento onde se cruzam a História de Portugal e o caminho percorrido ao encontro da liberdade e da democracia, sendo este um momento de reflexão e partilha de experiencias vividas na primeira pessoa, durante o período anterior e após o 25 de Abril de 1974.

Participaram diversos palestrantes, designadamente o coronel Armando Ramos, que serviu no Regimento de Infantaria n.º 5 (atual ESE), um dos militares do 16 de março de 1974, a “Revolta das Caldas”, que falou da transição para a democracia.

O. coronel José Henriques abordou a portugalidade, sublinhando os valores e responsabilidade da sociedade e as atuais ameaças à liberdade, e a historiadora Joana Tornada falou sobre o golpe de 16 de Março, tema da sua tese de mestrado.

Para além dos militares e civis que servem na ESE, estiveram presentes neste evento o diretor de educação, major-general na reserva José Feliciano, o diretor de formação, major-general Dias de Almeida, e o major-general reformado Manuel Monge.

Assistiram 200 alunos e 20 professores do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) Raúl Proença, acompanhados pelo presidente do AE, João Silva.

Esteve patente uma exposição de arte alusiva ao momento, onde o escultor caldense Carlos Oliveira e o major Telmo Conceição participaram com peças alusivas à liberdade.

Últimas Notícias

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.