emissão em direto

Livro “A Democracia Passa por Aqui” apresentado no Museu da Resistência

O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, foi palco no passado sábado da apresentação do livro "A Democracia Passa por Aqui".

O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, foi palco no passado sábado da apresentação do livro “A Democracia Passa por Aqui”.

Este evento, organizado pela Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (ID) de Peniche e pela Federação das Mulheres Socialistas de Leiria, reuniu várias personalidades comprometidas com a defesa da memória democrática em Portugal.

A apresentação contou com a participação especial de João Soares, autor do prefácio da obra. Na sua intervenção, sublinhou a relevância do livro como “uma obra notável, uma obra que perpetua a memória contra o esquecimento”. Ao recordar os momentos dos fundadores da democracia portuguesa, o autor do prefácio enfatizou a importância de revisitar o passado para garantir um futuro baseado nos valores da liberdade e da democracia.

O livro “A Democracia Passa por Aqui”, criado pela Federação das Mulheres Socialistas de Leiria, revisita e documenta alguns dos momentos mais emblemáticos da história recente de Portugal, com especial destaque para o 25 de Abril de 1974 e o 1º de Maio de 1974 – datas que celebram a conquista da liberdade e a luta pela democracia.

A obra, além de ser uma homenagem ao passado, convida à reflexão sobre o futuro da democracia portuguesa e o papel de cada cidadão na sua preservação e fortalecimento.

João Soares destacou ainda que, num tempo em que a memória coletiva pode ser ameaçada pelo esquecimento ou distorção, é fundamental que obras como esta mantenham vivos os valores e os ideais que moldaram Portugal como uma nação democrática. Esta mensagem foi reiterada ao longo de todo o evento, que se transformou numa verdadeira celebração da história e num compromisso com a continuidade dos ideais democráticos.

A cerimónia contou também com a presença de diversas personalidades políticas e institucionais que apoiam ativamente o trabalho da Federação das Mulheres Socialistas de Leiria. Entre eles, destacaram-se Salvador Formiga, em representação do presidente da Federação, Gonçalo Lopes, e o deputado Eurico Brilhante Dias, que têm demonstrado um forte apoio à iniciativa e ao trabalho desenvolvido pela Federação.

Últimas Notícias

Leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’

O ‘Página 1’, Clube de Leitura do Instituto Politécnico de Leiria, promoveu uma leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’, de José Cardoso Pires, no Museu Nacional de Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche. A iniciativa teve lugar na última quinta-feira, com o propósito de articular a promoção da leitura no ensino superior, o potencial enriquecedor do teatro e a reflexão coletiva que o texto proporciona.

Loja Provoca Arte com ciclo de exposições na montra

Teve início este mês, com trabalhos de Manuel Bandeira Duarte, um ciclo de exposições na montra da Provoca Arte, uma loja de material de belas-artes, artes decorativas e papelaria técnica nas Caldas da Rainha.

Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa distinguiu dez vinhos

Foram entregues no passado domingo as medalhas de ouro e prata relativas ao 13.º Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa. Nesta edição, inserida na programação da 25.ª Festa das Adiafas e XXI Festival Nacional do Vinho Leve, a decorrer no Cadaval até 27 de outubro, houve dez distinções – quatro de ouro e seis de prata.

Tenistas caldenses campeões

Mariia Nozdrachova, atleta do Clube Ténis das Caldas da Rainha /Felner Tennis Academy, sagrou-se vencedora do “prize money” de dois mil euros realizado em Faro ao bater na final a sua colega Lara Pia, com os parciais de 6/0 e 6/0.