emissão em direto

“Mundo de Aventuras” no Centro de Artes das Caldas da Rainha

Vai ser inaugurada no próximo sábado, às 16h00, no museu Leopoldo de Almeida (Centro de Artes das Caldas da Rainha), a exposição de pintura “Mundo de Aventuras”, de João Fonte Santa, com curadoria de José Alberto Ferreira.

Vai ser inaugurada no próximo sábado, às 16h00, no museu Leopoldo de Almeida (Centro de Artes das Caldas da Rainha), a exposição de pintura “Mundo de Aventuras”, de João Fonte Santa, com curadoria de José Alberto Ferreira.

Nesta mostra, o artista plástico pretende reinterpretar imagens e narrativas que ditaram a identidade portuguesa.

A exposição está dividida em três núcleos. O primeiro aborda o tema “o Berço da Nação e A Portuguesa”, enquanto o segundo baseia-se em imagens publicadas no relato dos exploradores portugueses Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, no livro “De Angola à Contracosta”.

O terceiro núcleo é centrado na fauna africana, “com telas de cores fortes e traço preciso, como um paraíso selvagem domesticado pelas armas e caça dos exploradores humanos”.

João Fonte Santa é natural de Évora, mas vive e trabalha em Lisboa, tendo já participado em diversas exposições coletivas e individuais nas Caldas da Rainha, nomeadamente no Centro de Artes e na Casa Bernardo.

A exposição vai estar patente até 3 de junho.

Últimas Notícias

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.