Município recupera barca de armação

O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.

O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.

A recuperação da barca, propriedade do Município, foi realizada entre junho e outubro pelo antigo carpinteiro naval José António Rosado Anacleto, que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima.

A intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais.

A barca foi construída no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche, entre julho de 1944 e março de 1945. Integrava a frota da empresa de conservas de peixe “Júdice Fialho” e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra. Pela sua história, caraterísticas técnicas e dimensão é considerada um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste.

“Nadir” é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente atividade piscatória de então.

O investimento no âmbito da candidatura ao Programa GAL Pesca Oeste/MAR2020 foi de 28.290 euros, dos quais 24.046,50 euros são de comparticipação comunitária e 4.243,50 euros de comparticipação nacional.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.