Nova galeria de arte “Aguarela” quer destacar artistas locais  

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

Localizada na Rua Fonte do Pinheiro 43A, o espaço pretende ser um local de destaque de artistas locais.  

A galeria resulta da paixão pela arte da artista Christiane Maria, de 76 anos, que assina os seus trabalhos como Bakhtawar. É natural do sul da Alemanha, perto dos Alpes, e pinta desde a sua infância.

Nos anos 80 tinha regularmente na Alemanha várias exposições. Foi também naquele país professora universitária em arte-terapia e educação artística.

Atualmente faz pintura abstrata e também se inspira em paisagens e no património das localidades onde viveu e que visitou. Das Caldas já tem várias pinturas do Parque D. Carlos I e dos Pavilhões. 

Bakhtawar viu no espaço onde antes funcionou um café um local ideal para a galeria de arte. “Tem muitas montras, com bastante luz natural”, conta.

O projeto, que promete dinamizar a cultura da cidade, integra também o seu ateliê de trabalho, onde pinta ao vivo.

Está a fazer um catálogo com cerca de 100 obras para dar a conhecer as suas diferentes pinturas.

O espaço destina-se à exposição e à venda das obras expostas, convidando os visitantes a conhecer peças de diferentes artistas. Nos planos da responsável está a divulgação da arte da região com o convite a novos autores.

A exposição de inauguração conta com obras do caldense Casimiro Nascimento, onde o público pode encontrar gravuras em madeira e algumas pinturas à base de aguarelas.

Iniciou os trabalhos de madeira há 30 anos quando foi viver para a Suíça. Dedicava-se às gravuras em madeira e pintura como passatempo, mas chegou a fazer naquele país duas exposições.

Regressou há sete anos às Caldas da Rainha onde continua a dedicar-se à sua “veia artística”.

Considera a “Aguarela” um espaço “excelente” para promover o trabalho dos artistas locais.

galeria 2
Exposição e venda de obras do caldense Casimiro Nascimento

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.