emissão em direto

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tirou a especialidade em Saúde Pública em 2013 e, nove anos depois, obteve o grau de Consultor.

Em 2022 recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro pelo Município de Torres Vedras e, no ano seguinte, realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração, em Santarém.

Membro do Secretariado Nacional do SIM desde 2018, assumiu agora a liderança do sindicato, aos 41 anos.

O novo secretário-geral do SIM foi médico de saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, entre 2014 e 2023, tendo desempenhado as funções de coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (entre 2014 e 2022). Foi responsável pela área do Planeamento em Saúde e Vigilância Epidemiológica, orientador de formação do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2017) e membro de diversos júris de avaliação final do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2019).

Foi também coordenador local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e do Programa Nacional de Vacinação (entre 2022 e 2023), e coordenador da Equipa de Vigilância Epidemiológica da Jornada Mundial da Juventude 2023, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi supervisor do European Programme for Intervention Epidemiology Training (2019) e membro da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação (2020-2022) e das equipas da saúde na preparação e resposta de diversos eventos de massas.

Entre 2014 e 2022 assumiu, ainda, a função de delegado de saúde do ACES Oeste Sul.

Desde a criação da ULSO, a 1 de janeiro deste ano, que é médico de saúde pública nesta unidade.

A atividade sindical do novo secretário-geral do SIM iniciou-se em 2015, como delegado sindical no ACES Oeste Sul e membro do Secretariado Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo triénio de 2015/2018 assumiu, ainda, a presidência da Comissão Nacional de Saúde Pública.

No triénio seguinte, entre 2018 e 2021, foi secretário regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública.

Desde 2018 que é membro do Secretariado Nacional do Sindicato.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.