emissão em direto

Olaria da época romana é objeto de estudo

Decorreu entre 29 de agosto e 1 de setembro a 22ª campanha de investigação do Sítio Arqueológico do Morraçal da Ajuda, em Peniche, uma oportunidade para estudar materiais cerâmicos ali recolhidos.

Decorreu entre 29 de agosto e 1 de setembro a 22ª campanha de investigação do Sítio Arqueológico do Morraçal da Ajuda, em Peniche, uma oportunidade para estudar materiais cerâmicos ali recolhidos.

Em 1998, as obras de construção de um conjunto de campos de ténis, em terreno camarário situado junto à Escola Secundária de Peniche, puseram a descoberto vestígios de um forno de cerâmica da época romana. As subsequentes escavações arqueológicas e estudos dos materiais desenvolvidos com o apoio da Câmara Municipal de Peniche permitiram identificar a presença de um complexo oleiro composto por quatro fornos e diversas entulheiras preenchidas com peças rejeitadas por defeitos de fabrico.

O estudo destes materiais está sob direção científica dos arqueólogos Guilherme Cardoso, Severino Rodrigues, Eurico Sepúlveda e Inês Ribeiro, autores da monografia “A Olaria Romana de Lúcio. Morraçal da Ajuda”, publicada pelo Município de Peniche em 2018.

A olaria foi fundada por Lúcio Arvénio Rustico, um cidadão romano que terá iniciado a produção de ânforas para exportar garum e outros derivados piscícolas, como o peixe capturado no mar de Peniche, que era transformado em fábricas de conservas de peixe que terão existido na ilha de Peniche. Esta é a mais antiga olaria produtora de ânforas para o envase de conservas de peixe conhecida na Lusitânia romana e laborou entre finais do séc. I a.C. e inícios do séc. III d.C.

A matriz económica de índole piscatória de que Peniche é, ainda hoje, detentora, terá sido assim notória há dois mil anos.

Esta olaria produzia, para além de contentores anfóricos, cerâmica de construção (tijolos e telhas), peças de cerâmica de uso comum (púcaros, terrinas, tachos, panelas), mas também pesos de rede, pesos de tear e “imitações” de formas da luxuosa cerâmica terra sigillata.

Para Ana Batalha, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Peniche, “a descoberta, há 24 anos, dos fornos romanos do Morraçal da Ajuda em Peniche, contribuiu para trazer à luz do dia um importante centro oleiro de produção de ânforas da época romana. É sem dúvida um importante testemunho que reforça e afirma a ligação de Peniche ao mar e a exploração do que este tem de melhor ainda hoje, o seu peixe”.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]