emissão em direto

Papagaios-do-mar mortos sem gripe das aves

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), autoridade nacional para a conservação da natureza, está a acompanhar a situação do surgimento em algumas praias, sobretudo na região Oeste (costa de Peniche), de um elevado número de papagaios-do-mar mortos ou debilitados, tendo revelado que os resultados das análises “são todos negativos para a gripe aviária”.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), autoridade nacional para a conservação da natureza, está a acompanhar a situação do surgimento em algumas praias, sobretudo na região Oeste (costa de Peniche), de um elevado número de papagaios-do-mar mortos ou debilitados, tendo revelado que os resultados das análises “são todos negativos para a gripe aviária”.

Nos últimos dias deram à costa centenas de papagaios-do-mar, uma quantidade considerada “impressionante”. De acordo com o ICNF, “nesta altura do ano, estas aves passam ao largo da costa portuguesa nas suas rotas migratórias”, mas “a causa destes arrojamentos ainda não é conhecida”.

O ICNF tem equipas no local, em articulação com a Proteção Civil Municipal e Polícia Marítima, tendo sido recolhidas dezenas de aves vivas debilitadas e também vários exemplares mortos. As aves estão a ser encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Ecomare, onde também se estão a proceder a análises para tentar apurar a causa da morte.

“Todos os anos se verificam arrojamentos de aves marinhas no litoral português, os quais podem ocorrer devido a tempestades no mar, que dificultam o acesso a alimentação e podem causar exaustão a aves que percorrem milhares de quilómetros, à utilização de redes de pesca ilegais, ou a doenças, algumas delas potencialmente transmitidas a humanos”, sublinha o ICNF, que alerta que “os cidadãos que detetem aves mortas, ou a precisar de cuidados na costa, não devem manuseá-las, mas sim alertar as autoridades”.

A causa mais provável será a dificuldade de se alimentarem devido ao mau tempo. Os papagaios-do-mar que têm arrojado estão bastante magros.

O papagaio-do-mar é uma espécie exclusiva do Atlântico Norte e pode aparecer acidentalmente nos Açores e Madeira e atravessar, enquanto migrante, a costa portuguesa nos meses de inverno.

As aves encontradas na costa de Peniche e Lourinhã estão a ser retiradas numa ação coordenada entre o ICNF, a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, as organizações de conservação do ambiente Mar à Deriva – Adrift Sea, Mestres do Oceano e Lindomar – Foz do Arelho, envolvendo vários voluntários.

Para além de papagaios-do-mar, têm sido encontradas tordas-mergulheiras, gaivotas e outras espécies.

Últimas Notícias

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de flores da mata Rainha Dona Leonor e rituais […]

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral. Recorde-se que o espetáculo decorreu no dia 8 de outubro […]

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos participantes. As jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de […]