emissão em direto

População de Famões mantém a tradição secular da novena

Até 1 de fevereiro, a população da aldeia de Famões, no concelho do Bombarral, cumpre, uma vez mais, a tradição secular da novena.

Até 1 de fevereiro, a população da aldeia de Famões, no concelho do Bombarral, cumpre, uma vez mais, a tradição secular da novena.

Trata-se de uma cerimónia que tem passado de geração em geração, com a particularidade de uma parte da oração ser rezada apenas por homens, que se ajoelham junto ao altar, de frente para a santa padroeira. A cerimónia finaliza com uma ladainha em latim.

No início deste mês foi estabelecido um protocolo de cooperação, entre o Município do Bombarral e a Universidade Lusófona, com vista ao estudo, por parte dos alunos de mestrado, da origem da novena de Famões.

Com esta investigação, o Município pretende uma validação científica, que possa identificar as origens e caraterísticas especificas desta tradição.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.