Porque está o gasóleo mais caro que a gasolina? Qual o impacto no mercado automóvel?

Nos últimos tempos, os preços dos combustíveis têm sofrido oscilações: ora sobem, ora descem. No entanto, verificou-se algo que não se tinha visto antes: o gasóleo está mais caro que a gasolina.

Nos últimos tempos, os preços dos combustíveis têm sofrido oscilações: ora sobem, ora descem. No entanto, verificou-se algo que não se tinha visto antes: o gasóleo está mais caro que a gasolina.

Historicamente, o preço do gasóleo em Portugal é, há muitos anos, mais baixo do que o preço da gasolina. Porquê? Porque o Estado taxa de forma superior a gasolina, favorecendo o consumo de gasóleo. Por isso, muitos portugueses, ao longo dos anos, optaram por comprar automóveis a gasóleo. No entanto, agora deparam-se com o problema: a mudança dos preços dos combustíveis.

Embora os impostos sobre o gasóleo sejam mais baixos, actualmente, o mercado não reflete isso. Mas porquê? Entenda neste artigo.

Sabe o porquê de o gasóleo estar mais caro que a gasolina?

Conforme foi dito, grande parte do parque automóvel nacional consiste em carros a Diesel. O principal motivo? O preço. No entanto, existem outros fatores.

Muitos portugueses optaram pelo gasóleo por este possuir mais energia que a gasolina. Além disso, o motor a diesel é mais robusto, ideal para fazer mais quilómetros no dia-a-dia. Mas, nos últimos tempos, os preços da combustão subiram, apesar dos impostos que paga serem mais baixos. Porquê?

Em suma, o gasóleo e a gasolina são feitos da mesma matéria-prima, isto é, do petróleo. Contudo, um barril de petróleo não resulta na mesma quantidade destes combustíveis. Por isso, o que é que os distingue? A refinação.

Outros fatores que influenciaram a subida dos preços do gasóleo

Com o rebentar da guerra na Ucrânia, associados aos efeitos da pandemia, muitas das refinarias passaram a ter dificuldades em arranjar matéria-prima.

Como tal, o impacto é maior no gasóleo. Porquê? Porque com um barril de petróleo, as refinarias conseguem produzir 75 litros de gasolina. Em contrapartida, com um barril da mesma matéria-prima, só é possível produzir 45 litros de gasóleo.

Quanto ao facto de o gasóleo ser mais caro que a gasolina, as previsões apontam para que isto deixe de acontecer quando diminuir a procura pelo gasóleo. Nesse caso, o preço poderá baixar.

Carros a gasóleo mais caros que a gasolina

Atualmente, comprar um carro a gasóleo é mais caro no ato da compra. Porém, é importante ter em conta que um carro a combustão tem um custo de manutenção mais alto que, a juntar com o aumento dos preços do diesel, fazem desta uma opção pouco apetecível.

Como resultado de todas estas questões, os veículos a gasóleo acabaram por sair desvalorizados. Assim, os veículos a gasolina, híbridos ou movidos a energias alternativas acabam por ganhar mais destaque no parque automóvel português.

Qual é o impacto no mercado automóvel em Portugal?

A juntar-se à crise energética e dos combustíveis, existe outro evento que influencia o mercado automóvel em Portugal: os problemas na produção de carros novos.

Devido à escassez de stock de chips ou semicondutores, existem menos de 40% de automóveis novos disponíveis no mercado. Este cenário fez com que os preços dos carros usados aumentassem entre 20% a 25% ao longo deste ano. Contudo, isto não fez com que os consumidores desistissem de comprar carros usados, muito pelo contrário.

Com o aumento dos preços dos usados, muitos consumidores recorreram ao Pisca Pisca para carros usados recentes. O motivo? É que em comparação com veículos com mais de 1 ano, os usados recentes apresentam uma melhor relação qualidade-preço.

Importação de automóveis em Portugal aumenta 63%

De acordo com alguns dados públicos, a importação de automóveis aumentou cerca de 63% em Portugal. Porquê? Porque os comerciantes do setor necessitam de procurar stock fora do mercado nacional, de modo a conseguirem ter uma maior oferta de carros disponíveis.

A manter-se o ritmo de transações, estima-se que sejam feitas mais de 100 mil importações até ao final de 2022. O principal motivo está na mudança no sistema de impostos para os carros importados que, atualmente, tem em conta a data de produção, e não a data da importação, excetuando carros novos ou com menos de seis meses.

Qual é a tendência do mercado automóvel em Portugal?

Tal como é possível perceber, a falta de carros novos fez com que os portugueses procurassem outras alternativas para satisfazer as suas necessidades. Como tal, houve um crescimento pela procura de carros usados, sejam eles a gasolina ou movidos a energias alternativas.

Por outro lado, a falta de stock no mercado nacional, fez com que a importação aumentasse. Assim, os comerciantes conseguem satisfazer a procura do mercado. Mas, será que esta tendência se irá verificar?

Até que a crise dos chips e dos semicondutores esteja ultrapassada, a tendência é para que a revitalização dos usados cresça. Do mesmo modo, os preços dos carros usados continuarão a aumentar.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.