PSD e PS com posições diferentes em proposta para avançar com novo hospital

O PSD e PS estão a trocar argumentos na sequência do chumbo de uma proposta dos social-democratas na Assembleia da República que visava o aditamento ao Orçamento do Estado para 2022 da construção do novo hospital do Oeste no plano de investimentos em novas unidades de saúde.

O PSD e PS estão a trocar argumentos na sequência do chumbo de uma proposta dos social-democratas na Assembleia da República que visava o aditamento ao Orçamento do Estado para 2022 da construção do novo hospital do Oeste no plano de investimentos em novas unidades de saúde.

Todos os grupos parlamentares votaram a favor desta proposta, à exceção do Partido Socialista. O PSD propunha que o processo concursal fosse lançado até ao final deste ano e que durante a construção do novo centro hospitalar fosse reforçado o investimento nas unidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche, garantindo o rácio de recursos humanos necessários para permitir uma adequada resposta assistencial.

“A criação de um hospital central para o Oeste é considerada consensual, assim como a necessidade de melhorar as unidades do Centro Hospitalar do Oeste já existentes, que têm ultrapassado, nos últimos anos, grandes obstáculos de funcionamento”, manifestou o PSD, que fez notar que “a deterioração dos serviços já levou ao pedido de demissão de vários profissionais por falta de condições para realizar a devida atividade assistencial e uma digna prestação de cuidados de saúde aos utentes”.

“A falta de recursos humanos capazes de fazer face ao aumento exponencial da procura é a principal crítica feita pelas unidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche, cujos serviços de urgência se encontram em situação limite”, sublinhou o PSD, para quem o PS, “ao votar isoladamente contra esta proposta demonstrou não partilhar da preocupação”.

Os deputados socialistas responderam, condenando o “oportunismo político do PSD sobre novo hospital do Oeste”. 

Reconhecendo as “inúmeras dificuldades e o avançado estado de envelhecimento das infraestruturas hospitalares em Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras”, o PS apontou que “sendo por todos reconhecida a necessidade imperiosa da construção de um novo hospital, foi assinado, em setembro de 2019, um protocolo entre o Centro Hospitalar do Oeste, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Administração Regional de Saúde, que tem como principal objetivo estudar a criação de um novo hospital para esta região”.

“Está a decorrer um levantamento das principais necessidades, traçando o perfil assistencial e estudando também as variáveis que permitam identificar a melhor localização do futuro hospital, assim como definir a sua dimensão e respetivas valências e grau de especialização. Foi, por isso, com surpresa e até incredulidade que os deputados do PS tomaram conhecimento da proposta do PSD de querer inscrever no Orçamento de Estado para 2022 o lançamento do concurso para o novo hospital, quando o estudo que servirá de base ao mesmo ainda está a ser efetuado”, sustentaram os socialistas.

“Trata-se, assim, de um exercício de profunda demagogia e de oportunismo político, não podendo ser classificado de outra forma”, garantiu o PS.

Por este motivo, justificou o PS, os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Leiria, Eurico Brilhante Dias, Sara Velez, Salvador Formiga, Jorge Gabriel Martins e Cláudia Avelar Santos, assim como o deputado da região Oeste João Nicolau, eleito pelo círculo de Lisboa, votaram contra esta “proposta irrealista e de execução impossível”.

“Os deputados do PS têm lutado por um novo Hospital para o Oeste e bater-se-ão pelo rápido lançamento da obra, e reiteram o compromisso de continuar a acompanhar o avanço dos trabalhos em curso para que possa ser uma realidade”, afirmaram os socialistas.

Numa intervenção na Assembleia da República, o deputado social-democrata Hugo Oliveira declarou que “o Governo, qual Pilatos, lava as suas mãos e espera que as autarquias tomem decisões e aguarda-se por um estudo”.

“Mas até lá é imperiosa a melhoria das unidades já existentes, que definham, e com elas a saúde do Oeste”, alertou, reclamando que o Governo diga com prazos e valores definidos quando é que o novo hospital vai estar ao serviço do Oeste.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.