emissão em direto

Reunião de emergência sobre a Lagoa de Óbidos

As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

Os dois presidentes destas autarquias, Filipe Daniel e Vítor Marques, promoveram uma reunião com várias entidades, a 15 de fevereiro, em Óbidos, com o objetivo de equacionar soluções que resolvam “de forma definitiva e tão célere quanto possível, os principais problemas da Lagoa de Óbidos”.

Nomeadamente, a forma como a ligação entre este ecossistema e o mar se deve manter sempre aberta, o assoreamento e as condicionantes da atividade económica da apanha de bivalves.

Segundo Filipe Daniel, desta reunião saiu a viabilização de uma “verba para a eventual abertura mecânica da ‘aberta’, a criação de um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade da sua regularização definitiva e ainda o estudo e monitorização de espécies de interesse piscícola, espécies em risco e avaliação da flora e pradarias marinhas existentes na Lagoa”.

O autarca referiu que “foi uma reunião bastante participada, com pontos de vista particulares, mas, acima de tudo, com um objetivo claro de preservação de um bem maior, a Lagoa de Óbidos e daqueles que dela dependem para viver e fruir”.

Neste encontro estiveram também dirigentes e técnicos da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em representação da Secretaria de Estado das Pescas, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para além das Juntas de Freguesia do Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, da Foz do Arelho e do Nadadouro e a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.

Últimas Notícias

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, dedicado ao tema “Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz”.

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento e divórcio”, com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

Pimpões asseguram manutenção na 2.ª Divisão

As Piscinas Municipais de Santo António dos Cavaleiros foram o cenário do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, reunindo 449 nadadores de 37 equipas. Pela segunda vez na sua história, os Pimpões marcaram presença com as equipas Absoluta Masculina e Absoluta Feminina e ambas as formações garantiram a manutenção neste escalão.

Pimpões no Torneio de Técnicas Alternadas

As Piscinas Municipais de Leiria receberam o Torneio de Técnicas Alternadas, dedicado ao escalão de cadetes. O evento contou com a participação de 13 clubes e um total de 290 jovens nadadores. Os Pimpões marcaram presença com uma delegação de 35 atletas.