Reunião de emergência sobre a Lagoa de Óbidos

As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

Os dois presidentes destas autarquias, Filipe Daniel e Vítor Marques, promoveram uma reunião com várias entidades, a 15 de fevereiro, em Óbidos, com o objetivo de equacionar soluções que resolvam “de forma definitiva e tão célere quanto possível, os principais problemas da Lagoa de Óbidos”.

Nomeadamente, a forma como a ligação entre este ecossistema e o mar se deve manter sempre aberta, o assoreamento e as condicionantes da atividade económica da apanha de bivalves.

Segundo Filipe Daniel, desta reunião saiu a viabilização de uma “verba para a eventual abertura mecânica da ‘aberta’, a criação de um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade da sua regularização definitiva e ainda o estudo e monitorização de espécies de interesse piscícola, espécies em risco e avaliação da flora e pradarias marinhas existentes na Lagoa”.

O autarca referiu que “foi uma reunião bastante participada, com pontos de vista particulares, mas, acima de tudo, com um objetivo claro de preservação de um bem maior, a Lagoa de Óbidos e daqueles que dela dependem para viver e fruir”.

Neste encontro estiveram também dirigentes e técnicos da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em representação da Secretaria de Estado das Pescas, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para além das Juntas de Freguesia do Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, da Foz do Arelho e do Nadadouro e a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.