emissão em direto

Tradições da Vila na cidade

A organização do evento Tradições da Vila leva a efeito no dia 8 de outubro, pelas 09h30, nas Caldas da Rainha, a sua 6ª edição, a qual decorrerá ao longo da Rua Heróis da Grande Guerra, com apontamentos no Chafariz das 5 Bicas, topo da Praça da Fruta e terminando no Largo Frederico Pinto Basto.

A organização do evento Tradições da Vila leva a efeito no dia 8 de outubro, pelas 09h30, nas Caldas da Rainha, a sua 6ª edição, a qual decorrerá ao longo da Rua Heróis da Grande Guerra, com apontamentos no Chafariz das 5 Bicas, topo da Praça da Fruta e terminando no Largo Frederico Pinto Basto.

O cortejo começa com concentração frente à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com um desfile etnográfico de todos os participantes, onde se poderão apreciar trajes de trabalho e domingueiros e adereços que caraterizam cada figurante e realizam-se posteriormente diversas recriações etnográficas, entre as quais pregões/vendedores de diversos setores, mezinhas e atividades domésticas, lavadeiras, aguadeiras, brincadeiras infantis, robertos, pulhas, trabalhos do campo (varejar da azeitona e desfolhada/descamisada do milho), círio montado a cavalo com declamação das loas, danças e cantares, entre outras. As atividades terminam pelas 13h00.

O evento é uma organização de alguns grupos de folclore do concelho das Caldas da Rainha e a edição deste ano conta com a participação de representações do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, da Cela Velha (Alcobaça) e do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré (Nazaré), bem como com as presenças já habituais do Rancho Folclórico do Arco da Memória (Rio Maior) e Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia da Sancheira Grande (Óbidos).

Os grupos concelhios que integram a organização deste ano são o Rancho Folclórico Flores da Primavera do Guisado, Rancho Folclórico e Etnográfico As Ceifeiras da Fanadia, Rancho Folclórico e Etnográfico Os Azeitoneiros de Alvorninha, Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros de Caldas da Rainha e Rancho Folclórico Danças do Arnóia de A-dos-Francos.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.