emissão em direto

VitiOeste lidera mercado de plantas para a vinha

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

Nesta localidade produz-se a maior parte de plantas para vinha comercializadas no país e a VitiOeste, líder de mercado, faz do seu produto uma referência nacional, dispondo, todos os anos, de mais de 80 castas diferentes combinadas com diferentes porta-enxertos.

A VitiOeste tem uma forte presença nas regiões vitivinícolas de Portugal, com uma carteira de clientes diversificada, onde se incluem alguns grandes produtores de vinho nacionais. Para além do mercado nacional, a empresa e os seus produtos são igualmente reconhecidos além-fronteiras.

Nos últimos anos a empresa tem vindo a consolidar a sua aposta na exportação, nomeadamente para países como Espanha e França e alguns países de África.

Em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia, tem apoiado a melhoria da variabilidade genética de castas portuguesas, procurando desenvolver uma maior qualidade e ao mesmo tempo conservar o espólio de castas existentes no país.

No âmbito da produção de enxertos prontos, a empresa desenvolveu um projeto de instalação de vinhas-mãe em ambiente confinado, que pretende oferecer maiores garantias de qualidade, permitindo um maior rigor no controlo sanitário. Este projeto passa também por reduzir a volatilidade nas tendências do mercado, dinamizando todo o setor vitivinícola e possibilitando um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura.

Ainda na perspetiva da qualidade, e com o intuito de combater a propagação da flavescência dourada, uma das mais preocupantes doenças da vinha, a VitiOeste tem instalada uma unidade de tratamento por imersão em água quente que permite tratar materiais de propagação vegetativa de videira.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]