VitiOeste lidera mercado de plantas para a vinha

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

A empresa Viveiros VitiOeste, sediada na freguesia de Pó, concelho de Bombarral, fornece a base de muitos dos vinhos portugueses, uma vez que está diretamente relacionada a este mercado desde a década de 90, quando se direcionou para a produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos.

Nesta localidade produz-se a maior parte de plantas para vinha comercializadas no país e a VitiOeste, líder de mercado, faz do seu produto uma referência nacional, dispondo, todos os anos, de mais de 80 castas diferentes combinadas com diferentes porta-enxertos.

A VitiOeste tem uma forte presença nas regiões vitivinícolas de Portugal, com uma carteira de clientes diversificada, onde se incluem alguns grandes produtores de vinho nacionais. Para além do mercado nacional, a empresa e os seus produtos são igualmente reconhecidos além-fronteiras.

Nos últimos anos a empresa tem vindo a consolidar a sua aposta na exportação, nomeadamente para países como Espanha e França e alguns países de África.

Em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia, tem apoiado a melhoria da variabilidade genética de castas portuguesas, procurando desenvolver uma maior qualidade e ao mesmo tempo conservar o espólio de castas existentes no país.

No âmbito da produção de enxertos prontos, a empresa desenvolveu um projeto de instalação de vinhas-mãe em ambiente confinado, que pretende oferecer maiores garantias de qualidade, permitindo um maior rigor no controlo sanitário. Este projeto passa também por reduzir a volatilidade nas tendências do mercado, dinamizando todo o setor vitivinícola e possibilitando um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura.

Ainda na perspetiva da qualidade, e com o intuito de combater a propagação da flavescência dourada, uma das mais preocupantes doenças da vinha, a VitiOeste tem instalada uma unidade de tratamento por imersão em água quente que permite tratar materiais de propagação vegetativa de videira.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.