Concluída reparação no castelo de Óbidos

Ficou concluída a obra de reparação da muralha do castelo de Óbidos, danificada em abril quando uma grua de grandes dimensões, utilizada na reabilitação de um edifício dentro da vila, embateu no monumento nacional.

Ficou concluída a obra de reparação da muralha do castelo de Óbidos, danificada em abril quando uma grua de grandes dimensões, utilizada na reabilitação de um edifício dentro da vila, embateu no monumento nacional.

Segundo a Câmara Municipal, “do embate resultaram danos físicos em dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] que coroavam o parapeito existente junto ao caminho de ronda da cerca urbana: um merlão ficou parcialmente danificado na parte superior, o outro ficou totalmente destruído”.

Tratava-se de uma obra particular, com licenciamento camarário e autorizações das entidades competentes. De acordo com a autarquia, a utilização da grua era a única possibilidade, face às caraterísticas da intervenção, só que no decurso dos trabalhos de desmontagem da grua, que havia sido instalada na Rua Padre Nunes Tavares, no processo de remoção dos contra-pesos existentes na base da estrutura metálica, um deles embateu no castelo.

A situação foi relatada à Direção-Geral do Património Cultural e à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, que detém a propriedade do castelo, assim como à GNR e ao Município de Óbidos, tendo os destroços sido recolhidos para serem utilizados na reconstrução dos elementos arquitetónicos afetados.

“Esta intervenção envolveu o desmonte dos blocos de alvenaria soltos e a reconstrução dos elementos arquitectónicos em alvenaria, mediante a reutilização do material pétreo existente (guardado em depósito para o efeito), a colocação de alguns materiais pétreos idênticos de maior dimensão e a aplicação de uma argamassa de cal compatível”, revelou a autarquia.

A obra esteve a cargo da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & C.ᵃ Lda, que também executou a empreitada de “Reabilitação para colmatação de deficiências e patologias no conjunto urbano Vila de Óbidos”. Houve acompanhamento técnico por parte do Serviço de Arqueologia da Câmara.

Os custos da reconstrução foram suportados pelo promotor da obra particular que esteve na origem do derrube dos merlões.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.