Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

O evento, que decorreu nas instalações da escola em Óbidos, contou com a presença de Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, da cônsul Astrid Teran e Jorge Lopez, da Embaixada de República da Venezuela em Portugal, de Flor Alba Espaillat, cônsul da Embaixada da República Dominicana em Portugal, de Daniel Pinto, diretor da EHTO, e de Rosa Marques, responsável pela área Científica e Académica da CAL.

Durante a sessão de apresentação do livro o chefe Bruno Marques e a chefe Marisa Rosa partilharam as suas ideias sobre o trabalho técnico e pedagógico que foi realizado no período do natal, ao longo do mês de dezembro de 2023, com os alunos do Curso GPP – Gestão e Produção de Pastelaria e Curso Técnico de Restaurante/Bar, uma vez que se tratou de um desafio de inovação e criatividade na construção de um roteiro gastronómico pelas tradições natalícias dos países latino-americanos.

São muitas as propostas de sobremesas e bebidas natalícias oriundas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Este é o segundo projeto que a CAL desenvolve com a EHTO. Em 2021 houve uma parceria entre as duas instituições para editar o livro de receitas de cozinha e bebidas latino-americanas “Morder o Sol Inteiro”. Também nessa altura, como agora, a CAL forneceu as receitas e os ingredientes típicos de cada um dos países aos alunos da EHTO que confecionaram os pratos e bebidas, utilizando a sua criatividade e as mais modernas técnicas.

Daniel Pinto afirmou que “recordamos com satisfação, neste âmbito da cooperação internacional com a América Latina, a participação da EHTO, em representação do Turismo de Portugal, na Feira do Livro de Guadalajara, no México, em novembro de 2018, com uma equipa liderada pelo Chefe Luís Tarenta, tendo realizado no espaço de Portugal uma Mostra Gastronómica inspirada em vários autores da literatura portuguesa, bem como as participações da escola em intercâmbios de divulgação da gastronomia portuguesa, realizados no Panamá durante as cerimónias do 10 de junho de 2019, Feriado de Portugal ou, ainda, mais recentemente, no Uruguai, em outubro de 2023, durante um evento de promoção e divulgação de Portugal, em parceria com a Embaixada de Portugal e o Instituto de Gastronomia de Colónia de Sacramento”.   

A CAL é uma associação sem fins lucrativos que organiza eventos culturais e económico-diplomáticos em Portugal e que foi criada com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e cooperação.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.