Guilherme Ferreira feliz por dar alegria a tocar acordeão

“Gosto muito do estilo de música dos ranchos e sinto felicidade a ouvir o que toco para alegrar as pessoas”, comentou o jovem obidense Guilherme Ferreira, de 14 anos, que está na final do concurso "Acordeão d'Ouro", do programa Praça da Alegria, da RTP1, como o JORNAL DAS CALDAS revelou na semana passada.

“Gosto muito do estilo de música dos ranchos e sinto felicidade a ouvir o que toco para alegrar as pessoas”, comentou o jovem obidense Guilherme Ferreira, de 14 anos, que está na final do concurso “Acordeão d’Ouro”, do programa Praça da Alegria, da RTP1, como o JORNAL DAS CALDAS revelou na semana passada.

Desde miúdo que anda no Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande. Natural da aldeia vizinha, Sancheira Pequena, e conhecido por “Gasolinas”, nome que amigos lhe deram quando foi visto a andar pela povoação numa bicicleta com dois bidões de gasolina atrás, Guilherme Ferreira iniciou esta viagem pela música tradicional tocando reco-reco, seguiu com a dança e mais tarde a concertina. Mas, e porque tratava-se de um objetivo, passou a tocar acordeão.

“Tinha quatro ou cinco anos quando uma vizinha que tinha um café na terra e estava no Canadá perguntou-me o que queria que trouxesse de lá para Portugal e eu pedi-lhe uma concertina e ela trouxe uma pequena. Quando eu tinha sete anos, o meu avô comprou uma concertina e estava todas as semanas a ter ensaios. Um dia pedi-lhe a concertina e comecei a tocar”, contou o jovem, que já inspirou o pai, a irmã, a avó e uma prima para entrarem no rancho folclórico.

O primeiro passo da sua participação no concurso aconteceu a 14 de dezembro do ano passado, apurando-se para a fase seguinte com o tema “A Francesa”. Nesse dia, contou, igualmente, com a participação do seu avô, Fernando, interpretando “Algarve em flor”, o que o fez receber muitos elogios do júri e público do programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Já na meia-final, ao tocar “Rosas da Despedida” no acordeão e “Rapsódia” na concertina, garantiu a passagem para a final.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.