emissão em direto

Pandemia não impediu 50 mil visitantes no Óbidos Vila Natal

O Óbidos Vila Natal encerrou portas no passado dia 2, depois ter sido visitado por cerca de 50 mil pessoas ao longo de 34 dias, funcionando ininterruptamente durante todo o mês de dezembro, embora limitado na lotação a mais de metade da sua capacidade.

O Óbidos Vila Natal encerrou portas no passado dia 2, depois ter sido visitado por cerca de 50 mil pessoas ao longo de 34 dias, funcionando ininterruptamente durante todo o mês de dezembro, embora limitado na lotação a mais de metade da sua capacidade.

Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, considera que o balanço é “muito positivo, face às adaptações e à nossa capacidade de reinvenção, num período difícil, onde a resiliência e o empenho dos nossos colaboradores foram determinantes no sucesso deste evento”.

O autarca garantiu que a “política de eventos, em Óbidos, é para continuar”, sublinhando que tudo fará “para que a segurança de todos esteja sempre em primeiro lugar, mas não esquecendo a economia”. “A atração de visitantes à vila superou as expetativas, o que permitiu o aumento do valor de negócios nas diferentes áreas económicas na vila, como o comércio, a restauração, o alojamento, entre outras, em Óbidos e nos concelhos limítrofes”, manifestou.

Alexandre Ferreira, da empresa municipal Óbidos Criativa, entidade organizadora do Óbidos Vila Natal, afirmou que “apesar de sabermos, à partida, que o número de visitantes iria diminuir em relação a edições anteriores, devido à obrigação de reduzir a lotação e ao receio que várias pessoas têm de andar em público, decidiu-se avançar com um evento nos moldes dos realizados anteriormente, para que não se perdesse a qualidade”. “Apesar dos constrangimentos existentes, e da necessidade de tomar decisões diariamente devido à obrigação de implementar medidas de combate ao vírus, o balanço final é francamente positivo”, sublinhou o responsável, acrescentando que “o número de visitantes ao evento superou, em larga medida, as melhores previsões”.

Este evento, que se pautou por ser o primeiro a ser realizado em Óbidos desde dezembro de 2019, ainda sob fortes restrições dadas as condições pandémicas, “veio mostrar que é possível abrir portas ao público com toda a segurança e em cumprimento das medidas impostas”, referiu a autarquia. Permitiu, ainda, ao público a vivência da época festiva de natal e a visita a Óbidos, proporcionando algum fluxo turístico à região, necessário à retoma económica.

Todas as regras impostas pelo governo foram estritamente cumpridas, nomeadamente a utilização de máscara, a desinfeção dos espaços e das mãos, a apresentação dos certificados de vacinação e, a partir do dia 25 de dezembro, a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo à Covid-19. Tal exigiu a adaptação constante dos meios às regras, tendo o evento sido dotado, inclusive, de uma Unidade Móvel de Saúde onde colaboradores, parceiros e visitantes realizavam diariamente auto-testes.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.