emissão em direto

Feriado no Porto - Dia de S. João

São João – A noite mais longa do Porto

Dois anos depois, a noite mais longa da Cidade Invicta está de regresso

Feriado no Porto – Dia de S. João

Dois anos depois, a noite mais longa da Cidade Invicta está de regresso

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, as festividades do São João, no Porto, regressam “descentralizadas” por três palcos da cidade e com o fogo de artifício a ser lançado a partir do rio Douro. O Presidente da Republica, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de estar presente e manifestar o seu agrado, perante a manifestação de alegria e boa disposição, verificada na Invicta.

A Festa de São João é na verdade a culminação das festividades de cinco semanas. Música tradicional, danças, saltar sobre fogueiras e comer sardinhas grelhadas e, claro, para compor o manjerico, lá vem o “abençoado” Feriado de 24 de Junho.

Este festival do Porto inclui algumas tradições pagãs interessantes. Por exemplo, as pessoas nas ruas podem bater um ao outro com flores de alho ou martelos infláveis. Os fogos de artifício também são considerados ter raízes profanas pagando homenagem ao Sol como a divindade. As festividades tão semelhantes que hoje em dia se realizam no Porto há mais de seis séculos, mas a figura de São João Batista tornou-se tão importante para os cidadãos apenas no século XIX. Desde então, a celebração obteve significado cristão e foi estabelecida como o feriado mais proeminente da cidade.

Comentários:

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Autarcas do Bombarral em Visita a Bruxelas ao Parlamento Europeu.