emissão em direto

Assinatura de Protocolo entre Câmara de Caldas da Rainha e AIRO

Projeto Pioneiro da AIRO, conta com o Apoio da Câmara de Caldas da Rainha

Projeto Pioneiro da AIRO, conta com o Apoio da Câmara de Caldas da Rainha

Assinatura de protocolo de cedência de prédio rústico para a instalação da Comunidade de Energia da Rainha – Comunidade de Autoconsumo, entre o Município e a Associação Empresarial da Região Oeste – Airo.

Decorreu no passado dia 17 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Assinatura do Protocolo acima referido e que contou com a presença do Sr Presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, Presidente da Edilidade Caldense, Vitor Marques, do Vice-Presidente Joaquim Beato, da Vereadora Conceição Henriques, do Presidente da AIRO Jorge Barosa e Miguel Lopes Secretário Geral da AIRO.

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, avançou com um Projeto Pioneiro a nível Nacional, que é a criação de uma Comunidade de Energia, apoiada pela Câmara de Caldas da Rainha, que visa o fornecimento de Energia a preços competitivos, às micro e pequenas empresas da região, que permitirá aos empresários aderentes, o custo de 0,09 cêntimos de energia produzida, face aos 0,18 cêntimos do valor atual e contratual, permitindo uma redução de 50%.

Além do apoio significativo aos empresários, o projeto tem ainda uma componente solidária, que contempla 10 a 15 famílias carenciadas, designadas pelo Município, que irão usufruir duma redução do preço da sua energia em cerca de 5%.

A “Comunidade de Energia da Rainha”, é assim que se chama a iniciativa, segundo o Presidente da AIRO, permitirá uma redução do preço do consumo energéticos às Empresas , uma vez que os Empresários da Região, em especial os comerciantes do Centro da Cidade, não têm soluções energéticas competitivas nesta área, acrescendo o facto de nas zonas históricas da cidade, não existe a possibilidade de colocação de painéis solares, ou a orientação solar não o permite.

Para tornar possível esta iniciativa pioneira, a colaboração da Câmara foi fundamental, através deste protocolo de cedência de um terreno rústico, com 1 hectare, por um período de 25 anos, nos Texugos, na Freguesia de Nª Srª do pópulo, Caldas da Rainha.

A operacionalidade será num prazo rápido, previsto de 8 Meses e contará com um investimento de 1,000.000 de Euros, que será feito por uma Empresa, cujo nome não foi divulgado, por questões legais que estão a ser tratadas. O Projeto “Comunidade de Energia da Rainha”, abriu desde o dia 17 de Outubro, inscrições para Empresas Candidatas, através do Site da AIRO, preencher o formulário de candidatura e enviar a ultima fatura de energia, para o mail geral@airo.pt .

Nesta primeira fase, serão contempladas 100 a 120 micro-empresas.

A participação da comunidade, será efetuada por ordem de inscrição, através da candidatura já referida.

Numa segunda fase, a produção de energia será alargada e segundo Jorge Barosa, prevê também a formação de mais quatro comunidades de energia, através de protocolos com outras entidades e que possam beneficiar outro tipo de empresas. A AIRO está também a negociar com outros Municípios a possibilidade de criar uma outra comunidade de energia, para também ajudar as empresas daqueles concelhos vizinhos.

De referir que as Comunidades de energias e soluções de autoconsumo, são uma das medidas que a AIRO vem a trabalhar nos ultimos dois anos e que faz parte do seu plano estratégico de apoio aos empresários da região Oeste.

O Presidente da Autarquia, Vitor Marques, mostrou-se satisfeito com a iniciativa, referindo que o projeto em causa, vai permitir às empresas do Concelho pagar menos pela energia que consomem, sendo um assunto da ordem do dia e a via do futuro, referindo que todos vão seguir, devido aos custos energéticos verificados.

Comentários:

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Há coisas levadas da Breca…

Indignação no Carvalhal, Concelho do Bombarral, por campa deslocada do sítio e colocada no espaço ao lado, em cima de outra campa.