emissão em direto

"Caldas, Rainha do Natal - 2022 "

ACCCRO – Câmara de Caldas da Rainha – Ordem do Trevo

Foi apresentado em Conferência de Imprensa o "caldas, Rainha do Natal-2022"

“Caldas, Rainha do Natal – 2022 “

Foi apresentado em Conferência de Imprensa o “caldas, Rainha do Natal-2022”

“Caldas, Rainha do Natal – 2022” foi apresentado em Conferência de Imprensa, na Sede da ACCCRO, na passada Quinta Feira dia 10 de Novembro.

A Organização é da ACCCRO – Associação Empresarial de Caldas da Rainha e Oeste, em parceria com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha e Ordem do Trevo.

O Tema deste Ano de 2022, é “Natal dos Laços” e o ponto a destacar, é a inauguração da iluminação Natalícia, que decorrerá dia 19 de Novembro pelas 21h, na Praça 25 de Abril e que contará com a presença da Cantora Aurea, com um Concerto pelas 21.30h, denominado Aurea Soul Session.

Este será o primeiro concerto da Tour de Aurea “ The Christmas show – Aurea Soul Session “, com entradas gratuitas e inauguração da iluminação de Natal e da Árvore de Natal de 30 metros.

O Natal dos Laços, realizar-se-á no período de 19 de Novembro até 6 de Janeiro de 2023 e contará com várias iniciativas, que farão de Caldas, Rainha do Natal. Destaque para a chegada à casa do Pai Natal, na Praça 5 de Outubro, no dia 1 de Dezembro pelas 10,30h. Várias são iniciativas, que farão do Natal Caldense, um período inesquecível, onde a Magia desta quadra Festiva, honrará a Tradição e os bons costumes Caldenses.

Vários Concertos na Praça 5 de Outubro e espetáculos itinerantes pelas Ruas da Cidade, Teatro de Natal, no anfiteatro da Praça 5 de Outubro, animação de rua, Passeio de “Balão de Ar Quente” no dia 4 de Dezembro, condicionado às condições meteorológicas, Grupos de Dança e onde não faltará o Caldas Food Festival, que decorrerá na Av. 1º de Maio de 2 a 4 de Dezembro, o Comboio Turístico e destaque para a “Floresta Encantada” – Exposição do Concurso de Árvores da Comunidade Escolar, que decorrerá entre 10 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Uma outra inovação, será o “Bazar à Noite “, que decorrerá de 1 a 3 de Dezembro, na Garagem da inst. do Montepio Rainha D. Leonor, uma organização da Associação Destino Caldas.

Haverá o Concurso de Montras de Natal do Comércio Local, entre 8 e 31 de Dezembro.

Luís Gomes, Presidente da Direção da ACCCRO, referiu que face ao contexto de pós pandemia, que ainda a todos nos afeta, o Natal é Magia, Solidariedade e preocupação com todos os que nos rodeiam, os Empresários têm também a preocupação, que existem famílias carenciadas que nem um brinquedo podem dar aos seus filhos. Nesse contexto, existiu o envolvimento com a Ordem do Trevo, neste Festejo Natalício, sempre com a preocupação da solidariedade.

José Viegas da Ordem do Trevo, referiu a importância desta parceria, conseguindo desta forma chegar a mais gente, que possam ajudar a Ordem do Trevo, a fortalecer a iniciativa “Desembrulhar Sorrisos”, que se realizará a 17 de Dezembro e que fará um Natal diferente a crianças carenciadas, com a oferta de brinquedos a 150 – 160 crianças. José Viegas referiu que a parceria, dava à Ordem do Trevo, um “Input “ na angariação de mais brinquedos e criar melhores condições para a festa de 17 de Dezembro. Uma das iniciativas, é o Comboio de Natal, que efetuará o percurso entre a Praça do Município e a Expoeste e vice-versa, proporcionando momentos de alegria a muitas crianças. A Ordem do Trevo apoia 64 Famílias, cerca de 224 pessoas, às quais está a apoiar com alimentos, sendo que 89 são crianças. Com esta Parceria e tal como o Tema deste Ano “Natal do Laços “, a Ordem do Trevo pretende dar algum conforto, principalmente às Crianças.

Luís Gomes, Presidente da ACCCRO, falou que a propósito dos “Laços”, há necessidade de reforçar os mesmos e para isso, serão espalhados por várias Ruas, Laços Gigantes. A aposta deste Ano, será o Mercadinho de Natal e a Praça 5 de Outubro, que será a anfitriã de diversas atividades.

Este Ano, houve mais uma vez a preocupação da poupança energética, sendo que a poupança energética sera de cerca de 30%, tendo em conta que no Ano anterior, havia um consumo estimado de 18,3 Mw e este Ano de 13 Mw, conseguido através do numero de horas de iluminação que baixou de 385 horas para 290 horas, ou mesmo menos. Este facto dá uma poupança de 23%, face ao Ano anterior. Não haverão projetores de halogéneo, o que permite uma diferença de 1,4 Mw. A Redução de iluminação das rotundas de 11 para 3 e a diminuição das ruas de 7Km para 6Km, a iluminação Led, de 4 milhões para menos de 3 milhões, permitindo assim um valor considerável de poupança energética.

O Orçamento para a iluminação, será de 110,700 Euros, igual ao do Ano passado, com um aumento de 27,000 Euros nos espetáculos, num total de 59,300 Euros. Luis Gomes, referiu que os Patrocínios este Ano, são praticamente nulos, sendo que a receita é praticamente das transferências da Autarquia.

O Presidente da Autarquia, Vitor Marques, manifestou satisfação por manter a Tradição da iluminação de Natal, salientando a importância do envolvimentos das Associações Empresariais da Região, neste projeto Natalício. As dificuldades geradas pela Pandemia e pela Guerra, levaram a uma crise económica acentuada e ao aumento dos preços de produtos e serviços, pelo que fazer o mesmo com o mesmo orçamento, torna-se um missão difícil, sobretudo com a variação do custo energético ao dia. Com todas as dificuldades, a ideia é manter a Tradição, com a qualidade habitual e sem aumento do orçamento.

As dificuldades existentes, afetam de forma significativa a vida das Famílias, Empresas e dos Comerciantes e a Autarquia e a ACCCRO, querem desta forma, dar uma ajuda ao comércio local.

São 49 dias de iluminação, de 19 de Novembro a 6 de Janeiro, que farão de Caldas, Rainha do Natal.

Francisco Aleixo – Rádio Mais Oeste

Comentários:

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Descubra o destino de férias mais adequado ao seu signo com a Holidu

Com um mundo tão grande para conhecer, como podemos escolher o próximo destino a visitar? Bem, uma forma, é deixar as estrelas decidirem a sua próxima escapadela. Descubra as suas cartas astrológicas ao planear uma viagem e deixe este guia escolher o seu próximo destino.

Descubra onde provar as melhores pizzas da Europa com a Holidu

Pizza é, sem dúvida, um dos alimentos mais adorados do mundo. Quer goste de um salame picante, de uma controversa havaiana ou de uma clássica margarita, há pizza para todos os gostos. Sendo o berço deste magnífico alimento, Itália é o país em que se pensa quando se imagina um destino com as mais deliciosas ofertas. Mas, e se as críticas revelarem o contrário?

Descubra os destinos turísticos mais artísticos da Europa com a Holidu

As férias são a oportunidade perfeita para mergulhar na arte e na cultura! E para isso, não é preciso viajar para longe, pois algumas belas cidades artísticas estão à sua espera nas proximidades. De museus de arte a peças de teatro, cidades europeias como Paris, Berlim e Viena têm muito a oferecer para umas férias culturais!