emissão em direto

Autarcas do Bombarral em Visita a Bruxelas ao Parlamento Europeu.

Autarcas do Bombarral em Visita a Bruxelas ao Parlamento Europeu.

29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro, foram os dias escolhidos pela Deputada ao Parlamento Europeu, Margarida Marques, para uma visita ao Parlamento Europeu, convite enviado a 37 Autarcas do Concelho do Bombarral e a 7 Jornalistas da região Oeste e Distrito de Leiria.

O objetivo foi uma visita ao Parlamento, bem como visitar também o Comité da Regiões, onde os visitantes foram recebidos em reunião, pelo Presidente do mesmo, o Português Vasco Cordeiro.

O Comité das Regiões, com os seus 329 membros e 329 suplentes, reflete o interesse de 1 Milhão de Políticos Locais e regionais, desde a entrada em vigor do tratado de Maastricht.

O mesmo serve para dar voz aos órgãos do Poder Local e Regional, para aproximar a Europa dos seus Cidadãos e promover uma cultura de subsidiariedade, bem como proporcionar um lugar de encontro, onde as Regiões e os Municípios, possam partilhar as boas práticas e participar num diálogo com as instituições Europeias.

A missão do Comité das Regiões tem duas vertentes, uma contribuir para a elaboração de Políticas da UE e para o processo de decisão da UE e outra para contribuir para tornar a União Europeia mais eficaz e mais próxima dos Cidadãos.

Os órgãos de poder Local e Regional, são responsáveis por um terço das despesas públicas, por 50% dos investimentos públicos e aplicam cerca de 70% da Legislação da UE.

O Comité das Regiões, cumpre o mandato de 2020-2025 e Portugal está representado por 12 membros, a par com a Bélgica, Áustria, Bulgária, Grécia, Hungria, Países Baixos, República Checa,

e Suécia. Alemanha, França e Itália, são os Países com mais membros, com 24.

Os mandatos são de 5 Anos, renováveis e os representantes e regionais, são propostos pelos Estados Membros, formalmente nomeados pelo Conselho da União Europeia e têm 6 reuniões plenárias por ano e cerca de 60 pareceres.

O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, tem como Vice Presidente, Apostolos Tzitzikostas e tem como missão, orientar o trabalho político, representar a instituição e definir as prioridades políticas do CR. Organiza e preside as reuniões plenárias e as reuniões da Mesa, promove a participação e o contributo efetivos do CR no processo de decisão da UE. Exerce as suas competências, com base nas regras internas do CR e é apoiado pelo Secretário Geral. É ainda assistido nestas tarefas por um Gabinete.

O Multilinguismo também é importante a nível interno: os membros do Comité podem trabalhar na sua própria língua, oralmente ou por escrito, graças as serviços interinstitucionais de interpretação e à direção de Tradução da própria instituição.

Foi aberto espaço para questões ou dúvidas, momento participativo e proveitoso para todos os presentes.

Seguiu-se um almoço no restaurante de visitantes do Parlamento Europeu e uma pausa de aproximadamente 2 horas, onde se tentou visitar o “Parlamentarium”, o maior centro de visitantes parlamentar da Europa e por onde já passaram cerca de 2 Milhões de visitantes. Guias multimédia portáteis, conduzem os visitantes até ao coração do Parlamento Europeu, explicando o caminho rumo à integração Europeia, o funcionamento do Parlamento e o que os deputados fazem para dar resposta aos desafios da atualidade.

Infelizmente, não foi possível a visita, por indisponibilidade de horário e elevado numero de visitantes.

Pelas 15h, seguiu-se a sessão de Boas Vindas da Euro Deputada Margarida Marques, que explicou a importância das três Instituições que são fundamentais, a Comissão Europeia que propõe e depois o conselho Europeu e o Parlamento Europeu, que decidem. Decidem os Ministros e os deputados Europeus. Referiu, que esta é a “Casa” da democracia por excelência, aludindo o facto de serem eleitos diretamente pelos cidadãos europeus. Mencionou que a Comissão Europeia tem 27 Comissários que propõem, um de cada Estado Membro da Comissão Europeia, no nosso caso a Comissária Elisa Ferreira, que faz propostas, que terão de ser discutidas no Conselho de Ministros e no Parlamento Europeu. Referiu o exemplo do Parlamento Europeu, que tem 705 Deputados, que representam 7 famílias políticas de 27 Estados membros. Margarida Marques referiu, que nem sempre estão de acordo com todas as propostas apresentadas. Dum lado os Socialistas e Democratas, onde a Margarida Marques está inserida e do outro o PPM, onde estão o PSD e o CDS. Referiu que trabalharam “Lindamente” e conseguiram numa primeira vez 11 mil milhões de euros adicionais de “Fresh Money”, dinheiro oriundo das multas que as empresas pagam, quando violam as regras da concorrência. Conseguiram assim e pela primeira vez, canalizar essas verbas, que em vez de serem distribuídas pelos Estados Membros, vai diretamente para o orçamento da União Europeia e foi desta forma, que conseguiram fortalecer alguns Programas, como o Erasmus por exemplo, Frontex, Cultura e outros. Alemães, Holandeses e Finlandeses, embora pertencentes ao mesmo Grupo de Margarida Marques, mantêm alguma desconfiança e rigidez, no cumprimento do rigor orçamental. A deputada referiu e aproveitando o facto de estarem presentes a delegação de Jornalistas, para referir o caso de na semana anterior e relativamente à votação da Rússia, ser decretada como Estado promotor do Terrorismo, a razão de os Socialistas não votarem todos de forma igual. Referiu que tal aconteceu, por terem sido eleitos por Grupos Políticos diferentes, o que os leva a tomar posições diferentes. Acrescentou, que se fosse o caso de uma discussão de interesse para o País, de uma forma direta, a posição não seria a mesma.

A Eurodeputada referiu, que tem de haver vontade política para a resolução rápida de determinadas situações, referindo-se ao facto da aprovação na semana passada, da proposta de quotas de mulheres, que foi proposto há 10 Anos e que só agora foi aprovada, mas que, para apoio à Ucrânia, por ser de extrema urgência, aprovou-se numa Semana o apoio e ida ao mercado, duma importância de 18 mil milhões de Euros.

A Eurodeputada Margarida Marques, nascida no Bombarral, licenciada em Matemática – Estatística, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação, apresenta um curriculum Politico e Profissional digno de registo e salienta-se as condecorações da Grande Cruz da Ordem de Honra na Grécia, Grande Cruz da Ordem de Mérito em Luxemburgo, Grande Cruz de Isabel a Católica em Espanha, Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra em França.

Seguiu-se a visita ao Hemiciclo do Parlamento Europeu, acompanhados por António Figueira, que explicou, de forma magnífica, o funcionamento do Parlamento.

A Visita à Casa da História Europeia, de decorreu pelas 16,30h, marcou o final da Tarde. É um fórum de aprendizagem, reflexão e debate que está aberto a públicos de todas as idades e proveniências. A Casa da História Europeia aspira a tornar-se o principal museu dos acontecimentos transnacionais que moldaram o nosso continente. Ao interpretar a história numa perspetiva europeia, faz a ligação entre experiências comuns e as suas diversas interpretações, confrontando-as. O seu intuito é levar as pessoas a abraçarem uma perspetiva transnacional na Europa.

Pelas 20,00h, houve um Jantar de convívio, oferecido pela Deputada Margarida Marques, num Restaurante Português “ O Elvas “, onde a boa disposição foi ponto de honra na noite fria de Bruxelas, aquecida pela alegria e por um Jogo do Mundial do Qatar.

Depois do Jantar, seguiu-se uma Conferência de Imprensa com Margarida Marques, que disse aos Jornalistas, que a ideia destas visitas, era que os cidadãos sentissem uma maior proximidade com as Instituições Europeias e percebessem o funcionamento das mesmas. Neste contexto, cada Deputado, tem um numero de visitas para oferecer anualmente, 100 pessoas, para que o referido se possa concretizar. Neste caso concreto, o convite foi dirigido à Autarquia Bombarralense, liderada por Ricardo Fernandes, que se fez acompanhar de Autarcas locais. A Transição digital, os efeitos climáticos, a investigação cientifica, a formação, são algumas iniciativas que a Comissão Europeia Financia e que são por vezes desconhecidas pelos cidadãos. Referiu-se concretamente à região do Bombarral, que pode beneficiar de fundos comunitários, como por exemplo a remodelação patrimonial. Elogiou o ambiente amistoso de todos os participantes, considerando muito positiva a visita efetuada.

A Noite foi Livre e a comitiva regressou ao Hotel, depois de ter vivido o ambiente Natalício, que se faz sentir na Cidade de Bruxelas, onde só faltou mesmo a Neve, apesar das baixas temperaturas verificadas.

No dia seguinte, dia 1 de Dezembro, já no Aeroporto a aguardar embarque para Portugal, o Presidente da Edilidade Bombarralense, fez um breve resumo desta visita, realçando que o convite foi efetuado pela Deputada Margarida Reis a todas as forças políticas do Bombarral, facto que aconteceu. Manifestou o seu contentamento pelo ambiente verificado e pelo aproximar da população ao Parlamento Europeu e ao Comité das Regiões. Falou ainda da Administração Territorial CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, que em termos administrativos pertencemos, mas no que diz respeito a financiamentos, temos de ir a Coimbra à CCDR Centro, referindo que esta situação não é muito prática e que se pretende através da Oeste Cim e das CCDR´s vizinhas, criar uma nova alternativa, de forma a agilizar a concretização de projetos para a Região.

Manifestou o seu agrado pelo facto dos Autarcas da Região, nomeadamente Presidentes de Junta, terem ficado com uma ideia de como funciona toda esta estrutura política.

As Viagens de ida e regresso, estiveram a cargo da Transportadora Aérea Nacional, decorrendo de uma forma tranquila e organizada.

Estão de Parabéns os Autarcas Bombarralenses, o seu Presidente Ricardo Fernandes e a Senhora Deputada Margarida Reis.

Francisco Aleixo – Rádio Mais Oeste

Comentários:

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Descubra o destino de férias mais adequado ao seu signo com a Holidu

Com um mundo tão grande para conhecer, como podemos escolher o próximo destino a visitar? Bem, uma forma, é deixar as estrelas decidirem a sua próxima escapadela. Descubra as suas cartas astrológicas ao planear uma viagem e deixe este guia escolher o seu próximo destino.

Descubra onde provar as melhores pizzas da Europa com a Holidu

Pizza é, sem dúvida, um dos alimentos mais adorados do mundo. Quer goste de um salame picante, de uma controversa havaiana ou de uma clássica margarita, há pizza para todos os gostos. Sendo o berço deste magnífico alimento, Itália é o país em que se pensa quando se imagina um destino com as mais deliciosas ofertas. Mas, e se as críticas revelarem o contrário?

Descubra os destinos turísticos mais artísticos da Europa com a Holidu

As férias são a oportunidade perfeita para mergulhar na arte e na cultura! E para isso, não é preciso viajar para longe, pois algumas belas cidades artísticas estão à sua espera nas proximidades. De museus de arte a peças de teatro, cidades europeias como Paris, Berlim e Viena têm muito a oferecer para umas férias culturais!