emissão em direto

ART Cadaval de 17 a 20 de Maio.

ART Cadaval de 17 a 20 de Maio.

O ART CADAVAL é uma iniciativa cultural e artística promovida pela Câmara Municipal. Surgiu em 2022 com o intuito de potenciar os espaços culturais e de lazer, assim como divulgar os recursos endógenos do Concelho do Cadaval. Esta 2.ª edição decorre entre os dias 17 e 20 de maio, numa parceria com a Associação Gritos da Minha Dança, responsável pela produção e programação do evento.

Joana Botelho, Presidente da Associação Gritos da minha Dança, foi convidada da Rádio Mais Oeste, no Programa Expresso das Dez e explicou-nos tudo sobre o evento.

Segundo o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, “…no município entendemos que a arte e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento do nosso município.”

Sob o tema dos Museus, da Sustentabilidade e do Bem-Estar, o Município pretende proporcionar às diferentes faixas etárias da comunidade uma programação cultural repleta de atividades, na qual se destaca a comemoração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, com a oferta de uma experiência cultural distinta, promovendo o espetáculo “O Meu Corpo é uma Orquestra” no Parque de Lazer da Vila, pelas 21h00. No mesmo dia e local decorrerá uma mostra e prova de vinhos e produtos locais.

No entanto, será já esta quarta-feira, dia 17 de maio, que arrancam as atividades do ART CADAVAL. Pela manhã, no Parque de Lazer, decorrerão duas atividades dirigidas aos alunos do Jardim de Infância do Cadaval e “As Pintinhas”: “Trabalhar a Terra II” e “A Dança das Mãos | Histórias Dançadas”. No mesmo dia, mas da parte da tarde, no Skate Parque, desenvolve-se a atividade “Arte Sobre Rodas II”, que pretende unir a arte e o desporto. Nesta sessão, para além das bases da modalidade, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento de fotografia e filmagem adaptado a este desporto, assim como pintar tábuas antigas, dando-lhes uma nova vida.

O dia seguinte, 18 de maio, inicia-se com a oficina de expressão artística “Ponto a Ponto”, que antecederá o suprarreferido espetáculo “O meu Corpo é uma Orquestra”. A 19 de maio, na

Escola Básica de 1.º ciclo do Cadaval, decorrerá pela manhã “A Minha Cidade de Cartão”, uma oficina de expressão artística desenvolvida por Beatriz Degues que, posteriormente, percorrerá as diferentes escolas das Freguesias do Concelho, promovendo um momento performativo de dança criativa a todos os alunos. No mesmo dia, à tarde, no Cine-Auditório Valentina Abreu, Berta Pereira irá desenvolver a atividade “O Outro através do Teatro”.

O último (e mais preenchido) dia de atividades será o sábado, 20 de maio. Pela manhã, na Biblioteca e Museu Municipais, decorrerá “Espelho Meu! Espelho Teu!”, um ateliê de expressão criativa levado a cabo por Beatriz Degues, dirigido a crianças entre os 3 e 6 anos e respetivos familiares. A tarde do derradeiro dia do ART CADAVAL arrancará no Parque de Lazer com um ateliê e caminhada botânica, “Escola de Desenho Inconvencional” é o nome desta atividade desenvolvida por Miguel Ângelo Marques.

Às 16h30, na Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha, será inaugurada a Exposição “Detonação Iridescente”, de Bunny & Pats, uma mostra em formato de experiência imersiva. É a desconstrução policromática da Casa-Memória através da substituição temporária de alguns elementos vitais da casa por algo revitalizante. Um contraste entre o cenário clássico da casa da escritora e as criações multicoloridas desenhadas pelas artistas, funcionando como uma homenagem ao que já existia, tanto como ao que está para vir. As atividades encerram com a “Caminhada Cultural Pedras com História”, que se iniciará pelas 18h00, na Serra de Montejunto.

Segundo o Vice Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, “…no município entendemos que a arte e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento do nosso município.”

Comentários:

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Descubra o destino de férias mais adequado ao seu signo com a Holidu

Com um mundo tão grande para conhecer, como podemos escolher o próximo destino a visitar? Bem, uma forma, é deixar as estrelas decidirem a sua próxima escapadela. Descubra as suas cartas astrológicas ao planear uma viagem e deixe este guia escolher o seu próximo destino.

Descubra onde provar as melhores pizzas da Europa com a Holidu

Pizza é, sem dúvida, um dos alimentos mais adorados do mundo. Quer goste de um salame picante, de uma controversa havaiana ou de uma clássica margarita, há pizza para todos os gostos. Sendo o berço deste magnífico alimento, Itália é o país em que se pensa quando se imagina um destino com as mais deliciosas ofertas. Mas, e se as críticas revelarem o contrário?

Descubra os destinos turísticos mais artísticos da Europa com a Holidu

As férias são a oportunidade perfeita para mergulhar na arte e na cultura! E para isso, não é preciso viajar para longe, pois algumas belas cidades artísticas estão à sua espera nas proximidades. De museus de arte a peças de teatro, cidades europeias como Paris, Berlim e Viena têm muito a oferecer para umas férias culturais!